O termo injusto se aplica tanto às pessoas que infringem a lei quanto às pessoas ambiciosas (no sentido de quererem mais do que aquilo a que têm direito) e iníquas, de tal forma que as cumpridoras da lei e as pessoas corretas serão justas. O justo, então, é aquilo conforme à lei e o injusto é o ilegal e iníquo.ARISTÓTELES. Ética à Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural: 1996 (adaptado).Segundo Aristóteles, pode-se reconhecer uma ação justa quando ela observa o *
A) compromisso com os movimentos desvinculados da legalidade.
B) princípio de dar a cada um o que lhe é devido.
C) benefício para o maior número possível de indivíduos.
D) interesse para a classe social do agente da ação.
Respostas
Resposta:
eu tou dúvia e A) ou C)
Explicação:
espero tiver ajudado
Uma ação justa é quando está de acordo com uma lei moral, por isso a opção correta é a letra A.
Ética e justiça
A filosofia desde seu inicio tenta entender o que é a ética e a moral. Sabe-se que o campo da ética é o da metafísica, isto é, buscam entender o princípio original de todas as coisas. De forma que ao entender o inicio da ética podemos entender qual é o seu objetivo.
Aristóteles defendia que uma ação ética e justa seria aquela desvinculada de princípios externos ao homem, isto é, aqueles que estão ligados a lei das sociedades. Uma vez que quem as obedece obedece coercitivamente.
Mas quando obedecemos uma lei moral intrínseca, isso mostra que somos um ser justo...Pois mesmo podendo desobedecer escolhemos obedecer aquilo que sabemos ser realmente justo.
Para saber mais sobre o fundamento metafísico, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/2941274
#SPJ3