Respostas
Resposta:
Apesar dos brasileiros conectados passarem muito tempo navegando na internet, a qualidade da conexão é uma das piores do mundo. Uma pesquisa realizada pela Netflix com 41 países colocou o Brasil em 33º lugar, demonstrando bem como sua conexão é bastante inferior em relação ao resto do mundo.
A internet móvel também deixa bastante a desejar. Um estudo realizado pela OpenSignal demonstrou que o 4G brasileiro é o 6º pior em disponibilidade entre 75 países analisados. Nosso país também ficou para trás em outros quesitos, como velocidade.
Explicação:
A grande vilã de toda essa lentidão por aqui é a infraestrutura; claro, os investimentos feito nela. A maioria das capitais do país já estão sendo cabeadas por fibra óptica. O processo é lento e custa caro. Por outro lado, todo o restante do Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, a fibra ainda é uma realidade bastante distante. Muitos equipamentos necessários para aprimorar a infraestrutura precisam ser importados, e chegam ao Brasil pagando quase 100% do valor de custo em impostos. Além de dificultar o desenvolvimento da infraestrutura, esse valor acaba sendo frequentemente repassado para os consumidores.