Respostas
Resposta:
Movimento sufragista
O movimento sufragista foi um amplo movimento ocorrido em vários países democráticos do mundo, entre o fim do século XIX e o início do século XX, para organizar a luta das mulheres pelo direito ao sufrágio (voto). O sufrágio feminino foi negado no início das eras democráticas, em razão de uma organização sexista da política, que mantinha o domínio político nas mãos dos homens e excluía as mulheres com base na prerrogativa preconceituosa de que as mulheres eram incapazes de atuar no meio político.
O movimento sufragista também representou a primeira onda do feminismo, luta histórica pela igualdade de gênero, que buscava, em sua primeira fase, garantir às mulheres o direito ao voto.
Resposta:
A crítica literária feminista é a crítica literária baseada na teoria feminista, ou, mais genericamente, pelas políticas do feminismo. Ela usa os princípios feministas e ideologia para criticar a linguagem da literatura. Esta escola de pensamento, procura-se analisar e descrever as formas pelas quais a literatura retrata a narrativa da dominação masculina através da exploração econômica, social, política e forças psicológicas inseridas dentro da literatura