a) – Cite os principais pensadores sociais do século XVIII considerados clássicos da sociologia.
b) – Por que os primeiros os pensadores do século XVIII não eram homens de ciência ou sociólogos que viviam dessa profissão?
c) – Por que os pensadores sociais do século XVIII não desejavam apenas introduzir um mero conhecimento sobre as novas condições de vida geradas pela revolução industrial?
d) – Por que os principais pensadores sociais do século XVIII são considerados clássicos da sociologia?
Respostas
Olá
a)Auguste Comte, Karl Marx, Émile Durkheim e o Max Weber
b)pois nessa epoca os homens pensadores eram homens que tinham muito poder na sociedade ou na religiao e isso enfluenciava muito as pessoas
c)Eles não desejavam introduzir um mero conhecimento sobre as novas condições de vida gerada pela revolução industrial, mas procuravam extrair dele orientações para a ação, tanto para manter, como para reformar ou modificar radicalmente a sociedade de seu tempo.
d)Por causa que a sociologia era uma das várias vertentes da filosofia, autores clássicos como Auguste Comte, foram um dos pensadores que quebraram com essa ideia, fundando uma nova ciência, que tem como objeto de estudo, a sociedade, principalmente em razão da expansão urbana da época.
A) Dentre os principais pensadores da Sociologia no Século XVIII podemos citar: Comte, Durkheim, Marx, Weber.
As principais ideias dos autores clássicos da Sociologia
Marx utilizou os conceitos que explicam as relações de trabalho, como o materialismo, alienação, mais valia, etc.
Weber utilizou os tipos ideais e Durkheim o fato social para entender o indivíduo e sua relação com a sociedade.
Durkheim tem uma influência até os dias de hoje por suas concepções acerca da sociologia e do espaço social, assim como o indivíduo e sua relação com os mecanismos de organização.
Mais sobre o estudo da sociedade: https://brainly.com.br/tarefa/20768254
B - Pelo fato daquele período a base para a sociedade estar no poder dos homens, o que influenciava diretamente na forma como os indivíduos interagiam em relação a sociedade, considerando que a igreja era um grande ponto de domínio social, organizando comportamento e a forma de agir de cada um.
O desenvolvimento social e a religião
Os comerciantes em sua maioria eram católicos no passado, e, a partir da análise do espaço social ele buscava identificar sentidos, signos e formas de entender nas ações protestantes, que direcionavam o indivíduo cada vez mais para o trabalho tendo a religião como segundo foco.
Mais sobre a importância cultural das instituições religiosas na formação da sociedade:
https://brainly.com.br/tarefa/1311156
C) Pelo fato dos sociólogos do período entenderem as mudanças ocasionadas pelos avanços sociais, como o surgimento da metrópole e da vinda do homem do campo para o espaço urbano em formação.
Como era o olhar sociológico nessa fase?
A sociologia surgiu da filosofia, como uma ferramenta de busca pelo entendimento social e do indivíduo em sociedade, e, assim, nascem a sociologia política, cultural e antropologia, que visam a busca por compreensão do homem em seu espaço, e, como a política promove ações positivas ou negativas, como uma ciência.
D) Pelo fato deles fundamentarem o olhar sociológico que é colocado em prática até os dias de hoje.
A importância da pesquisa sociológica:
Para ser mais exato, é na construção da pesquisa sociológica, que o pesquisador poderá atuar de maneira clara, levando em consideração aspectos absorvidos na coleta de dados por exemplo, e, ao mesmo tempo utilizar como base as teorias clássicas da sociologia.
Além disso, a pesquisa científica necessita do método, e, ele, deverá ser elaborado de modo a favorecer o conjunto da obra.
A influência da sociologia nos dias de hoje:
https://brainly.com.br/tarefa/13256937