Respostas
Resposta:
pode ser um fator de risco tão grave para o coração quanto hipertensão, diabetes, tabagismo, colesterol alto ou obesidade e, se associado a estes, pior ainda. Para se ter uma idéia, de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde, 70% da população mundial é sedentária.
Resposta:
A falta de exercício pode ser um fator de risco tão grave para o coração quanto hipertensão, diabetes, tabagismo, colesterol alto ou obesidade e, se associado a estes, pior ainda. Para se ter uma idéia, de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde, 70% da população mundial é sedentária.
Algumas das consequências da falta de atividades físicas são:
Obesidade.
Aumento do colesterol.
Atrofia muscular.
Aumento da pressão arterial.
Problemas articulares.
Problemas cardiovasculares (Infarto ou AVC)
Diabetes tipo 2.
Distúrbios do sono.
Efeitos na infância
Risco de desenvolver pressão alta
Diminuição dos hormônios de crescimento
Problemas respiratórios
Tempo mínimo de atividade física
Os parâmetros atuais das organizações de saúde e governamentais recomendam 150 minutos de exercícios moderados por semana para manter a saúde e o condicionamento físico.
Dica
A prática de atividade física pode começar de forma moderada, com uma caminhada de meia hora por dia, trocando o elevador e as escadas rolantes por escadas, por exemplo. Pessoas com menos de 30 anos sem patologias cardíacas, ortopédicas e respiratórias ou sem fatores de risco (obesidade, tabagismo, hipertensão, diabetes, histórico familiar para doenças cardiovasculares) pode começar a praticar atividade física leve sem acompanhamento profissional. Acima dos 30 anos ou com algum desses fatores deve-se passar por uma avaliação médica.
Benefícios da atividade física
A atividade física não está ligada apenas à prática de um esporte. Atividades cotidianas como limpar a casa, passear com o cachorro ou caminhar para o trabalho também são formas de sair do sedentarismo. Os benefícios destes e outros exercícios são inúmeros:
Melhora a circulação
Menor risco de doenças do coração
Reduz e controla o diabetes
Ajuda a controlar o peso
Reduz o risco de pressão alta
Mantém ossos, articulações e músculos saudáveis
Promove bem-estar físico e mental.