Respostas
O curso de Psicanálise é aberto para outras áreas profissionais porque nenhuma Lei especifica o contrário. Além disso, os grandes nomes da Psicanálise (inclusive seu precursor, Freud), defendiam-na como ciência livre, isto é, não amarrada as normas da medicina ou da psicologia. O que não impede que grandes médicos e psicólogos tenham-na como uma forma principal ou secundária de procedimento.
O profissional que conclui o Curso de Formação em Psicanálise tem elementos suficientes para iniciar um processo para se tornar Psicanalista. Porém, para que este seja um profissional qualificado é importante que se busque uma formação completa, que englobe todos os meios Psicanalíticos. Auxiliando para uma boa formação e sucessivamente, um bom profissional.
Além disso, o Psicanalista também é amparado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9394/96), pelo Decreto Federal n° 2.494/98 e Decreto n° 2.208, de 17/04/9
Para Se tornar Psicanalista é importante que o profissional tenha em mente que sua formação seja realizada por uma escola capacitada no ramo, garantindo um bom desempenho e sucesso do formando.
Por isso, antes de inscrever-se em um curso de Psicanálise, lembre-se de avaliar a instituição, verificar o conteúdo que ela oferece e ainda, observar as indicações da mesma. para que deste forma, você possa garantir que seu dinheiro investido valerá a pena!