• Matéria: Filosofia
  • Autor: davidgessner
  • Perguntado 6 anos atrás

Mesmo sofrendo proibições, as religiões africanas resistiram e permaneceram. Além do sincretismo, quais os três principais fatos que contribuíram para essa permanência?


luizapedrao: que feio daviiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Respostas

respondido por: yuri15763
2

Resposta:

Dessa forma, observamos que o desenvolvimento da cultura religiosa brasileira foi evidentemente marcado por uma série de negociações, trocas e incorporações. Nesse sentido, ao mesmo tempo em que podemos ver a presença de equivalências e proximidades entre os cultos africanos e as outras religiões estabelecidas no Brasil, também temos uma série de particularidades que definem várias diferenças. Por fim, o sincretismo religioso acabou articulando uma experiência cultural própria.

Não cabe dizer que o contato entre elas acabou designando um processo de aviltamento de religiões que aqui apareceram. Tanto do ponto de vista religioso, quanto em outros aspectos da nossa vida cotidiana, é possível observar que o diálogo entre os saberes abre espaço para diversas inovações. Por esta razão, é impossível acreditar que qualquer religião teria sido injustamente aviltada ou corrompida.

Perguntas similares