Em 1831, D. Pedro I renunciou ao trono em favor de seu filho Pedro de Alcântara que contava com cinco anos de idade. A Constituição de 1824, determinava que o herdeiro só poderia assumir o trono aos dezoito anos e que, durante a sua menoridade, o Império seria governado por uma Regência. Assim, entre os anos de 1831 e 1849, o país foi governado pelos regentes.
Sobre o Período Regencial, é CORRETO afirmar que:
A) foi marcado por medidas descentralizadoras como a Guarda Nacional e o Código de Processo Criminal.
B) foi marcado pela estabilidade política visto que, pela primeira vez, brasileiros governavam o país.
C) caracterizou-se pela excessiva centralização política e a ausência de revoltas.
D) teve caráter democrático, sendo que as massas populares conquistaram direitos político-sociais.
Respostas
Resposta:
A
Explicação:
O período regencial fora um tempo de intensas revoltas populares, grande repressão aos insurgentes e disputas políticas acirradas, isto é, demarcadamente conturbado no âmbito político e social.
A Guarda Nacional fora a centralização das forças militares em um exército que buscava garantir a ordem em todo o território nacional. Apesar disso, essa ideia acabou convertendo-se em uma força miliciana administrada por fazendeiros que compravam títulos de "Coronel" e usavam seu exército para seus fins particulares. Além disso, ela (a Guarda Nacional) pode ser considerada uma medida descentralizadora no sentido de que não eram os regentes que tomavam conta dela, mas uma instituição a parte e, em especial, os coronéis.
Para além disso, o Código de Processo Criminal deu maior autonomia as províncias, na medida em que elas passaram a ter maior liberdade para escolher seus representanes políticos, naturalmente, isso convertia-se em maior poder aos Coronéis.