• Matéria: Filosofia
  • Autor: henriquemorenop8jjju
  • Perguntado 6 anos atrás

Foi atribuída a frase “os fins justificam os meios” ao filósofo Maquiavel pela interpretação de sua obra “O Príncipe”, na qual ele descreve como deve agir um governante para manter-se no poder. A frase não está escrita em sua obra. Em uma das passagens da obra, há a ideia de que se o príncipe quiser governar, ele tem que valer-se do bem sempre que possível e do mau quando necessário. Em outras palavras, “quer como leão, para amedrontar os lobos, quer como raposa, para conhecer os lobos, quer como homem, o príncipe deve agir conforme as circunstâncias e as necessidades.”Para você não importa o que o governante faça em seus domínios, desde que seja para manter-se como autoridade? Justifique sua resposta. (deixarei um vídeo anexado à atividade que analisa Maquiavel através da série "Game of Thrones", e poderá auxiliá-lo(a) na resolução da questão)


ME AJUDEM AI POR FAVOR !!!!!!!!!!!!

Respostas

respondido por: dudynhapib
1

Resposta:

Irei citar em tópicos agora umas principais ideias de Maquiavel:

-A suprema obrigação do governante é manter o poder e a segurança do país que governa, ainda que para isso ele tenha que derramar sangue. (Os fins justificam os meios).

-A conduta do príncipe ( governante) deve ser de acordo com a situação. (Se a ocasião exigir que mate alguém, assim o deve fazer).

-Não importa o que o governante faça em seus domínios, desde que seja para manter-se com autoridade.

-Todas as pessoas são movidas exclusivamente por interesses egoístas e ambições de poder pessoal. (O governante deve manter-se alerta com todos).  

-A natureza humana é corruptível e, por isso, a razão humana é sempre uma razão pragmática, calculista e utilitarista. Por isso, o ser humano é capaz de corromper sempre que os desejos se sobrepõem. (Sempre que alguém tiver o desejo e uma oportunidade de roubar assim o fará).

-O governante nunca deverá confiar na lealdade dos seus súditos. (Todos os indivíduos são corruptíveis).

-O governante deve supor que todos os homens são potencialmente seus rivais e, por isso, deve tratar de lançar uns contra os outros em proveito próprio. (Todos são seus adversários políticos).

-O governante deve fazer o mal todo de uma única vez, e o bem aos poucos para que se esqueça do mal que foi feito e lembre sempre do bem.  

Com base nos tópicos, e no foco em que Maquiavel defendia a ideia que não se deve confiar em ninguém.

Perguntas similares