1) QUAL TIPO DE ORGANELA É ENCONTRADA NO CITOPLASMA BACTERIANO? EXPLIQUE A FUNÇÃO DESSA ORGANELA. 2) QUAL A IMPORTÂNCIA DOS FLAGELOS PARA A CÉLULA BACTERIANA? QUAL ORGANELA FORMA ESSES FLAGELOS? 3) QUAL A IMPORTÂNCIA DO ACROSSOMO DOS ESPERMATOZOIDES? QUAL ORGANELA PRODUZ ESSA ESTRUTURA? 4) QUAL A RELAÇÃO DOS LISOSSOMOS COM REJUVENECIMENTO CELULAR? 5) CITE DUAS FUNÇÕES DO CITOESQUELETO. 6) EXPLIQUE A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO AMEBOIDE.
Respostas
1) No citoplasma da célula bacteriana, é possível perceber a presença de apenas um tipo de organela: os ribossomos. Esses ribossomos são menores que aqueles encontrados em células eucarióticas, mas desempenham a mesma função, que é a síntese de proteínas.
2) Os flagelos apresentam como função primordial garantir a movimentação da célula. Nos mamíferos, a única célula flagelada é o espermatozoide. Nessas células, fica clara a função do flagelo, que é garantir que a célula reprodutiva masculina encontre a célula reprodutiva feminina para que ocorra a fecundação.
3) O termo acrossomo significa “topo do corpo”. Ele se trata de uma vesícula repleta de enzimas digestivas e se localiza na cabeça do espermatozoide, próximo do núcleo dessa célula sexual. O acrossomo é produzido pelo complexo de Golgi e possui sua função relacionada à fecundação.
4) São resposáveis pela "reciclagem" da parede celular e das organelas, uma vez que estas se tornam envelhecidas são digeridas pelo lisossomo e seu resto é jogado para o meio extra-celular, quando o faz a parede do lisossomo funde-se à parede celular. A organela digerida é trocada por uma nova antes duplicada.
5) Em células procarióticas, pode ser observada uma rede de fibras que se assemelha ao citoesqueleto das células eucarióticas. Dentre as funções do citoesqueleto, podemos destacar a sustentação da célula e a manutenção de sua forma
6) Pode-se afirmar que a ciclose e o movimento ameboide, são de extrema importância para algumas células de seres vivos. Dessa forma, observa-se que a ciclose compreende o movimento do citoplasma de forma a mover os cloroplastos para regiões de maior incidência luminosa, potencializando a fotossíntese.
Espero ter ajudado :)