• Matéria: História
  • Autor: matheusafvr
  • Perguntado 6 anos atrás

O Absolutismo é um conceito histórico que se refere à forma de governo em que o poder é centralizado na figura do monarca, que o transmite hereditariamente. Esse sistema foi específico da Europa nos séculos XVI a XVII. [...] O surgimento do Absolutismo se deu com a unificação dos Estados Nacionais na Europa Ocidental no início da Idade Moderna, e foi realizada com a centralização de territórios, criação de burocracias, ou seja, centralização de poder nas mãos dos soberanos. [...] Em comum, a maior parte das monarquias absolutistas compartilhava algumas características: a concentração de poder na figura do rei, a existência de burocracias e exércitos públicos, o enfraquecimento dos vínculos feudais, a mercantilização da economia.

O que foi o Absolutismo Monárquico?

Foi um sistema de governo que expressou uma continuidade política com relação ao período medieval.

Implicou na construção de um amplo sistema administrativo centralizado nas mãos da burguesia europeia.

Possibilitou uma ruptura significativa com o período feudal, pois criou um complexo sistema político administrativo centralizado nas mãos do monarca.

Seu processo de formação está dissociado do contexto político mais amplo da Europa que estava vivenciando a formação dos Estados Nacionais.

Respostas

respondido por: maaduh99
25

Oii, Bom Dia !! :D

► Primeiramente, vamos lembrar o conceito de absolutismo:

  • Absolutismo é uma teoria política que defende que alguém deve ter o poder absoluto em suas mãos.

Logo, a alternativa correta: C

  • Possibilitou uma ruptura significativa com o período feudal, pois criou um complexo sistema político administrativo centralizado nas mãos do monarca.
Perguntas similares