• Matéria: Biologia
  • Autor: cutemilkcookies
  • Perguntado 6 anos atrás

- As estruturas celulares responsáveis pelo metabolismo energético, relacionadas com a secreção celular (processo de exportação para fora da célula de substâncias úteis ao organismo), e que atuam na produção de certas proteínas celulares e no transporte das mesmas através do citoplasma, modificando quimicamente algumas delas durante o seu trajeto, com função de digestão intracelular, são, respectivamente:
A) Mitocôndrios - Complexo Golgiense - Retículo Endoplasmático - Lisossomos
B) Mitocôndrios - Retículo Endoplasmático - Complexo Golgiense - Fagócitos
C) Vacúolos - Complexo Golgiense - Lisossomos - Corpúsculos Basais

D) Condrioma - Complexo Golgiense - Corpúsculos Basal - Ribossomos

E) Ribossomos - Mitocôndrios - Lisossomos - Plastos

Respostas

respondido por: BootstrapParadoxxx
4

Resposta:

Alternativa a)

Explicação:

Resuminho básico:

estruturas membranosas, arredondadas e ricas em enzimas digestivas.

Essa organela apresenta uma infinidade de enzimas capazes de digerir as mais variadas substâncias, entre elas podemos destacar as lipases, proteases, nucleases, fosfolipases e fosfatases.

os lisossomos estão intimamente relacionados com as funções heterofágicas e autofágicas da célula.

As enzimas encontradas no interior dos lisossomos são produzidas pelo retículo endoplasmático rugoso e posteriormente enviadas para o complexo golgiense, onde são armazenadas em pequenas vesículas. Essas vesículas soltam-se do complexo golgiense e originam os lisossomos.

Funções:

As mitocôndrias são organelas celulares relacionadas com o processo de respiração celular. São frequentemente referidas como “casas de força” das células, pois, por meio do processo de respiração celular, uma grande quantidade de ATP é gerada.

O Complexo de Golgi tem papel destacado nas células que produzem proteínas para exportação. A produção de substâncias que serão exteriorizadas e que têm alguma função fora das células produtoras constitui a secreção celular.

O retículo endoplasmático está relacionado com diversas funções na célula. Dentre elas, podemos citar a produção de lipídios e proteínas que ocorre na membrana dessas organelas. Além disso, essa estrutura armazena cálcio, servindo como uma fonte de armazenamento intracelular.

Os lisossomos são organelas citoplasmáticas, originadas no complexo de Golgi e têm a capacidade de degradar partículas. Presentes na maioria dos seres vivos eucariontes, os lisossomos estão envolvidos em outras atividades celulares como reparo de membrana e secreção.

Espero ter ajudado

respondido por: EvnzinnObrabo
0

Resposta: Alternativa A

Explicação: Resuminho básico:

✰estruturas membranosas, arredondadas e ricas em enzimas digestivas.

✰Essa organela apresenta uma infinidade de enzimas capazes de digerir as mais variadas substâncias, entre elas podemos destacar as lipases, proteases, nucleases, fosfolipases e fosfatases.

✰os lisossomos estão intimamente relacionados com as funções heterofágicas e autofágicas da célula.

✰As enzimas encontradas no interior dos lisossomos são produzidas pelo retículo endoplasmático rugoso e posteriormente enviadas para o complexo golgiense, onde são armazenadas em pequenas vesículas. Essas vesículas soltam-se do complexo golgiense e originam os lisossomos.

→Funções:

✰As mitocôndrias são organelas celulares relacionadas com o processo de respiração celular. São frequentemente referidas como “casas de força” das células, pois, por meio do processo de respiração celular, uma grande quantidade de ATP é gerada.

✰O Complexo de Golgi tem papel destacado nas células que produzem proteínas para exportação. A produção de substâncias que serão exteriorizadas e que têm alguma função fora das células produtoras constitui a secreção celular.

✰O retículo endoplasmático está relacionado com diversas funções na célula. Dentre elas, podemos citar a produção de lipídios e proteínas que ocorre na membrana dessas organelas. Além disso, essa estrutura armazena cálcio, servindo como uma fonte de armazenamento intracelular.

✰Os lisossomos são organelas citoplasmáticas, originadas no complexo de Golgi e têm a capacidade de degradar partículas. Presentes na maioria dos seres vivos eucariontes, os lisossomos estão envolvidos em outras atividades celulares como reparo de membrana e secreção.

Espero ter ajudado ♡

Perguntas similares