1) De acordo com nossos estudos sobre a cidade de Esparta na Grécia Antiga, nome dado ao grupo social dos homens livres, porém sem direito à cidadania, mas que viviam nos arredores de Esparta:
a) espartanos.
b) hilotas.
c) metecos.
d) periecos.
2) Sobre a política espartana, qual é o nome do órgão formado por cinco membros, eleitos por um ano, com poderes de convocar o exército em situação de guerra:
a) Eforato.
b) Gerúsia.
c) Ápela.
d) Esparcíata.
Respostas
1 - É correta a alternativa D, sendo os "Periecos" (palavra grega que significa "os da periferia", ou seja, que vivem nos arredores da cidade) uma espécie de pessoas " de segunda classe" em Esparta.
Embora não fossem escravos, como eram os hilotas, os periecos também não tinham poderes políticos, sendo responsáveis pela prática do comércio na sociedade espartana.
2 - É correta a alternativa A, sendo o Eforato composto por cinco "éforos" (palavra grega que pode ser traduzida como "aquele que prevê"), pessoas que eram parte das famílias nobres de Esparta.
Servindo os interesses da cidade-estado de Esparta, o serviço dos Éforos era temporário, sendo uma parte importante do equilíbrio da vida política espartana, dividindo os "éforos" entre os líderes de diferentes famílias importantes.
1. Os Periecos formaram o grupo social dos homens livres, porém sem direito à cidadania na Esparta. ( Alternativa d)
A sociedade espartana era bastante militarizada e hierarquizada, possuía classes sociais e os periecos eram considerados como classe intermediária. Era composto por homens livres que não podia participar de eventos políticos.
Eles se diferenciavam dos hilotas ( população escrava) pelo fator liberdade, liberdade de locomoção, trabalhavam e contribuíam para a economia espartana. Podiam trabalhar no comércios, na metalurgia e na confecção de armas. Caso fosse convocados a servir ao exército era obrigado a ir.
Para mais informações, acesse:
Classes sociais da Esparta: https://brainly.com.br/tarefa/22815683
2. O Eforato era um grupo composto por cinco éforos, eleitos pela Apela, a assembléia de cidadãos espartanos. (alternativa a)
A política espartana era formada pela aristocracia grega, por isso o nome Pólis aristocrática, apenas eles eram considerados cidadãos e tinha seus direitos civis.
O Eforato era o órgão mais poderoso da Esparta pois era responsável pelas fiscalização do rei, administração da economia da cidade, além do poder de intervenção, podendo contrariar as leis antigas.
Para mais informações, acesse:
O que era Diarquia, Ápela e Gerúsia : https://brainly.com.br/tarefa/39886