Comente sobre o domínio Holandês na América portuguesa
Respostas
Resposta:
Introdução
O domínio holandês no Brasil foi curto. Aconteceu no século XVII, quando os holandeses ocuparam uma parte do Nordeste do Brasil. Lá, fundaram uma colônia chamada Nova Holanda, que incluía Pernambuco e outras capitanias. Seu principal interesse era controlar os centros de produção de açúcar.
Os holandeses no comércio de açúcar
Desde a implantação da produção açucareira no Brasil, os holandeses foram parceiros dos portugueses. Financiavam a construção de engenhos, refinavam o açúcar brasileiro e distribuíam o produto na Europa. Com isso, obtinham lucros elevados.
A situação se modificou em 1580, quando Portugal e a Espanha se uniram num mesmo reino, governado pelo rei espanhol Filipe II. A junção dos dois países tornou-se conhecida como União Ibérica e durou até 1640.
Com a união dos reinos, as decisões sobre a administração das colônias portuguesas, como o Brasil, passaram a ser tomadas pelos espanhóis. Uma das medidas tomadas pela Espanha foi excluir a Holanda dos negócios açucareiros no Brasil.
Para retomar o controle do açúcar, os holandeses fundaram em 1621 a Companhia das Índias Ocidentais. Era uma empresa comercial autorizada a operar o comércio e a navegação na América e na África. Seu projeto, na verdade, era ocupar as regiões produtoras de açúcar.
Em 1624, navios holandeses financiados pela Companhia das Índias Ocidentais chegaram ao Brasil trazendo homens fortemente armados.