• Matéria: Pedagogia
  • Autor: sirlenemorena3
  • Perguntado 9 anos atrás

O texto "ABORDAGENS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM SURDEZ" (de Rosimar Bortolini Poker),disponível no ambiente virtual de aprendizagem, analisou as abordagens/filosofias de ensino junto ao surdo que aconteceram no decorrer da sua história.

Estudamos os autores respeitáveis que defendem a abordagem Oralista, a Comunicação Total e o Bilinguismo.

Percebemos que não há a melhor ou a abordagem ideal porque as três apresentam bons resultados, desde que sejam trabalhadas com profissionais competentes e que se adequem as necessidades dos seus educandos.

Após a leitura separamos as especificidades de cada abordagem e compartilhamos com os colegas de classe.

Orientações da ATD1 – Libras

A atividade 01 é composta de duas questões:



01) Escreva com suas palavras o nome e a definição da abordagem de ensino que considera a mais utilizada e a mais adequada nos dias atuais.



02) Busque no texto o nome de um autor que defende a abordagem escolhida por você e apresente a opinião dele a respeito.

Respostas

respondido por: marciafeliciano
26
1- Bilinguismo:Numa abordagem educacional, o bilinguismo baseia-se no reconhecimento do fato de que as crianças surdas são interlocutoras naturais de uma língua adaptada à sua capacidade de expressão. Assim sendo, a comunidade surda propõe que a língua gestual oficial do seu país de origem lhes seja ensinada, desde a infância, como primeira língua. Reconhece ainda o facto de que a língua oral oficial do seu país não deve ser por ela ignorada, pelo que lhe deve ser ensinada, como segunda língua. Os bilinguístas defendem que a língua gestual deve ser adquirida, preferencialmente, pelo convívio com outros Surdos mais velhos, que dominem a língua gestual.2- De acordo com Brito (1993) no bilingüismo a língua de sinais é considerada uma importante via para o desenvolvimento do surdo, em todas as esferas de conhecimento, e, como tal, “propicia não apenas a comunicação surdo – surdo, além de desempenhar a importante função de suporte do pensamento e de estimulador do desenvolvimento cognitivo e social”.
Perguntas similares