Há pouco mais de dois séculos, os revolucionários franceses apresentaram ao mundo a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Este fato representou a ruptura com uma tradição longuíssima que justificava a concentração de poderes nas mãos de reis e rainhas com base em preceitos religiosos. Dali em diante, trilhou-se um extenso caminho em busca da consolidação das instituições liberais e da democracia representativa. Tal inflexão atravessou o Atlântico e sacudiu as estruturas das colônias europeias na América. No Brasil, não seria diferente. Não tardou para irromperem movimentos em defesa destes mesmos ideais.
Considerando a temática contida nas informações acima e os múltiplos aspectos por elas suscitados, julgue os itens subsequentes.
1-A Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana são exemplos eloquentes de como a união das classes populares em favor de transformações sociais aterrorizou as autoridades coloniais, as quais viram-se obrigadas a ceder às exigências dos colonos.
2-A conspiração conduzida pela elite de Vila Rica contra as autoridades coloniais lusitanas contou com a participação de padres, poetas, comerciantes, escritores e membros de sociedades secretas
3-No caso específico da Conjuração Baiana, a Revolução Haitiana (1791 – 1804) teve grande influência, fato que conferiu àquele movimento um perigoso teor libertário e abolicionista.
4-Partes integrantes da chamada Crise do Sistema Colonial, a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana ocorreram na esteira das agitações revolucionárias que varriam a Europa no final do século XVIII, em especial a Revolução Francesa
5-Todos os envolvidos na Inconfidência Mineira foram processados, julgados e condenados à pena capital, embora apenas o alferes Joaquim José da Silva Xavier tenha, de fato, subido ao patíbulo, dado que os outros conspiradores receberam a clemência da Rainha, Dona Maria I.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
todas estao certas
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás