Assinale a alternativa que melhor define o caráter da política de D. Pedro I através do Poder Moderador, instituído pela carta constitucional de 1824. *
O Poder Moderador, que era representado pelo próprio imperador, levou à decentralização política característica do primeiro reinado, pois D.Pedro distribuía cargos a vários políticos.
O Poder Moderador significou uma estratégia conservadora, pois, através dele, o senado brasileiro protagonizou as principais decisões políticas.
O Poder Moderador, política que D. Pedro I implementou, caracterizou-se pela centralização do poder, pois na prática anulava os demais poderes, e acentuando o poder de D. Pedro.
Respostas
Resposta:
A resposta correta é a última alternativa
É correta apenas a terceira afirmativa, tendo sido a instituição do Poder Moderador uma forma de centralizar claramente os poderes políticos na própria pessoa do Imperador do Brasil.
O Poder Moderador estabelecia que cabia ao Imperador "fiscalizar" as ações de todos os demais poderes. Na prática isto significava que ele poderia "supervisionar" as ações do Poder Legislativo. Se fosse promulgado um projeto de Lei que não agradava ao Imperador, ou se o Congresso passasse a fazer oposição forte do Imperador, era um direito dele simplesmente anular este projeto ou dissolver o Congresso.
Mesmo que isto não significasse poder absoluto, pois um novo Congresso seria eleito e faria as suas próprias decisões, isto tornava os outros poderes praticamente nulos, já que as suas decisões nunca podiam contrariar a vontade do Imperador.
Mais sobre este contexto em:
https://brainly.com.br/tarefa/33904096