1) Maomé apareceu no momento oportuno. Sem nenhuma mudança, essa religião relativamente simplista se impôs com uma rapidez fulminante: um século apenas separa a morte do Profeta (632) e a batalha de Poitiers (732). Nesse ínterim, os árabes terão conquistado a Síria, a Palestina, o Egito, a África do Norte e a Espanha. Já a Pérsia perdeu uma batalha atrás da outra. SUFFERT, Georges. Tu és Pedro. Editora Objetiva, 2001. A religião islâmica, estabelecida no século VII d.C, organizou-se a partir dos ensinamentos de Maomé e sua atuação na península arábica. A respeito desta conjuntura histórica, analise o texto com lacunas que se segue: Após a morte de Maomé, os adeptos desta religião dividiram-se em ____________ e ____________, a partir de critérios religiosos e políticos. Permaneceram, porém, fieis às devoções em torno de sua capital espiritual, ____________, e aos ensinamentos codificados em sua doutrina, e dispostos no ____________. Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente. Alternativas: a) Xiitas – Coraixitas – Meca – Sudra. b) Islâmicos – Mouros – Bagdá – Torah. c) Sunitas – Coraixitas – Medina – Alcorão. d) Sunitas – Coraixitas – Medina – Torah. e) Xiitas – Sunitas – Meca – Alcorão. 2) Quando o islã se formou e estabeleceu raízes no território da Ásia e da África, permaneceu por mil anos e, além disso, demarcou uma barreira contra a disseminação da Igreja no Oriente e na África. Mais do que isso, estava determinado a destruir o cristianismo dos territórios de cultura bizantina e grega na Ásia Menor e a transformar a própria capital cristã no centro do império maometano. A organização política e militar do islamismo, a partir de Maomé, permitiu uma grande expansão dos territórios controlados pelo islã. Os líderes diretos de parcelas da população islâmica, que detinham poder político sobre estes grupos, logo após a morte de Maomé, eram denominados Alternativas: a) Califas. b) Iman. c) Hégiras. d) Fatwas. e) Coraixitas. 3) O que se deve chamar de ingenuidade dos cristãos do Oriente explica-se em parte pelas regiões onde eles viviam. Eles estavam habituados a uma coexistência normal: árabes, coptas, sírios, armênios, arameus e persas viviam lado a lado. Entre o judaísmo e o cristianismo existia uma falha religiosa que os muçulmanos se preparavam para preencher. SUFFERT, Georges. Tu és Pedro. Editora Objetiva, 2001. O islamismo difundiu sua doutrina, moldando relações políticas e sociais, por uma parcela importante do mundo então conhecido, entre os séculos VII e VIII d.C. A respeito desta conjuntura, analise as afirmativas que se seguem: I. O avanço do islamismo pelo mundo mediterrâneo, movimento conhecido como Hégira, tinha por objetivo doutrinar os povos cristãos e convertê-los à fé islâmica. II. A convivência pacífica entre cristãos e muçulmanos no Oriente Médio permitiu a manutenção das estruturas de culto cristãs naquela região, desde a Idade Média. III. Na sequência dos primeiros avanços e conquistas diretamente liderados por Maomé, o islamismo difundiu-se por grande parte do mundo mediterrâneo, alcançando a Europa Ocidental. É correto o que se afirma em: Alternativas: a) II, apenas. b) III, apenas. c) I e II, apenas. d) I e III, apenas. e) II e III, apenas. 4) Uma primeira questão que se coloca é: seria a Antiguidade tardia um período histórico específico? Historiadores sempre tiveram dificuldades em definir cronologicamente o que seria o fim da Antiguidade. A primeira edição da Cambridge Ancient history, publicada entre 1924 e 1939, concluía com Constantino, mas deixava a fundação de Constantinopla para a Cambridge Medieval history. Nem mesmo o mais empedernido historiador da política insistiria hoje na deposição do último imperador do Ocidente, o jovem Rômulo, em 476, como um limite cronológico adequado – foi uma “queda sem ruído”. MACHADO, Carlos Augusto Ribeiro. A antiguidade tardia, a queda do Império romano e o debate sobre o" fim do mundo antigo". Revista de História, n. 173, p. 81-114, 2015. O fim do Império Romano correspondeu a uma reorganização profunda das relações sociais na Europa Ocidental a partir do Século V d.C, e que teria efeitos e consequências ao longo de toda a Idade Média, configurando, ainda, uma parte importante do quadro geopolítico e da divisão entre países observada na atualidade. A respeito desta conjuntura histórica, analise o texto com lacunas que se segue: Progressivamente, questões de natureza política e ideológica foram aprofundando a divisão no âmbito da religião ____________ durante a Idade Média, entre os séculos VI e X, criando tensões entre a Igreja ____________, com sede em Roma, e a Igreja ____________, com sede em Constantinopla (atual Istambul, na Turquia). Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente. Alternativas: a) Protestante – latina – Ortodoxa. b) Católica – Romana – Bizantina. c) Católica – latina – Ortodoxa. d) Muçulmana – Sunita – Xiita. e) Protestante – metodista – luterana.
Respostas
respondido por:
15
Resposta:
1) Xiitas, Sunitas, Meca, Alcorão
2) Califa
3) III apenas
4) católica, romana, bizantina
Explicação:
leandronascimento10:
segue as alternativas
a)
Otomão – Coraixita – Suleiman – Hajemita – Califados.
b)
Omar – Fatímida – Otomão – Coraixita – Abássidas.
c)
Ali – Xiita – Omar – Sunita – Califados.
d)
Otomão – Coraixita – Omar – Xiita – Sultanatos.
e)
Omar – Xiita – Ali – Sunita – Coraixitas.
respondido por:
6
Resposta:
1)R: Xiitas, Sunitas, Meca, Alcorão
2)R: Califa
3)R: III apenas
4)R: católica, romana, bizantina
Explicação:
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