• Matéria: História
  • Autor: isissakura863
  • Perguntado 6 anos atrás

eu preciso pra hj plss
Na Europa Ocidental, o poder absoluto dos Reis contrariava uma longa tradição de poderes locais, exercidos pelos senhores de cada feudo. Para vencer a resistência dos grupos sociais mais fortes (nobreza e burguesia), era preciso legitimar esse poder e justificá-lo pela razão e pela fé. Essa tarefa ficou a cargos de importantes intelectuais da época como Thomas Hobbes, assinale a alternativa correta que descreve a tese defendida por Hobbes:
a) Defendia que a natureza Humana era Boa e misericordiosa, precisando assim de um estado forte para apoiar o cidadão
b) Defendia o poder divino dos Reis, quase sobrenaturais.
c) Defendia que a natureza Humana era má e egoísta, precisando assim de um estado forte para limitar sua liberdade individual.

Respostas

respondido por: mirelaooltz
2

O direito divino dos reis é uma doutrina política e religiosa segundo a qual o poder dos reis tem como fundamento a vontade de Deus. [1]

No Ocidente cristão, a doutrina desenvolveu-se a partir do cesaropapismo bizantino e consolidou-se na França durante o ancien régime, e também na Inglaterra, com base na crença de que o monarca reina por vontade de Deus - e não pela vontade de seus súbditos ou do parlamento ou da aristocracia ou de qualquer entidade terrena.

A Reforma protestante não modificou necessariamente essa doutrina, onde ela era adotada. Apenas destacou uma das suas consequências: o monarca por direito divino deveria obedecer a Deus, sob pena de perder sua legitimidade.

respondido por: diasclara300
1

Resposta:

letra "c": defendia que a natureza humana era ma e egoista precisando assim de um estado forte para limitar sua liberdade individual

Explicação:

  • espero ter ajudado❤

diasclara300: se nao ajudei descupa
isissakura863: ajudou mesmo assim <3
diasclara300: vlw
Perguntas similares