• Matéria: História
  • Autor: GabrieldePaulaMacedo
  • Perguntado 6 anos atrás

Quero o gabarito



1. (Uespi 2012) As pregações de Maomé não agradaram a grupos importantes, politicamente, da sociedade árabe. Suas concepções e crença

a) adotavam o monoteísmo e tinham relações com o cristianismo, conseguindo adesão de muitos que visitavam Meca.
b) eram elitistas, sem preocupação com a situação de miséria da época e a violência das guerras entre as tribos.
c) desconsideravam as questões sociais e visavam firmar um império poderoso para combater os cristãos no Ocidente.
d) defendiam a liberdade para todos os povos e prescindiam da adoção de um livro sagrado para orientar as orações.
e) tinham relações com a filosofia grega, desprezando o espiritualismo exagerado e organizando o poder dos sacerdotes.

(UFPR) A presença islâmica na Península Ibérica estende‐se desde 711, data da Batalha de Guadalete, quando os visigodos foram vencidos pelos invasores árabes, até o século XV, quando, em 1492, os reis católicos da Espanha conquistaram o reino de Granada, último núcleo muçulmano na Península.
Tal convivência entre as culturas ocidental e árabe em um mesmo espaço geográfico, durante cerca de sete séculos, teve como consequência principal:

a) a realização de uma síntese cultural que gera, nos séculos medievais, uma cultura peninsular mais pobre do que em qualquer outra parte da cristandade ocidental.
b) a interpretação e atualização da cultura clássica na cristandade ocidental através das contribuições dos árabes.
c) uma simpatia permanente entre cristãos e árabes que limitou o movimento das Cruzadas na Terra Santa.
d) o atraso da Península Ibérica nas ciências ditas experimentais – medicina, astronomia, matemática, cartografia e geografia.
e) o desenvolvimento de um estilo artístico nas mesquitas que privilegia as representações de figuras humanas.

3. Após a revelação dada pelo anjo Gabriel, de que era mais um dos profetas de Deus, Maomé passou a pregar uma religião monoteísta entre praticantes de uma religião politeísta. Com isso, houve uma perseguição realizada pelos coraixitas a Maomé, resultando:

a) na jihad, a guerra santa contra os não adeptos ao islamismo.
b) na cruzada islâmica contra os politeístas.
c) na Hégira, a fuga de Maomé de Meca para Medina.
d) na escrita do Alcorão, como forma de tentar converter os coraixitas.


“Quando vós encontrardes infiéis, matai-os a ponto de fazer uma grande carnificina e apertai as correntes dos cativos. Quando cessar a guerra, vós os colocareis em liberdade ou os entregarei mediante um resgate. Agi assim. Se Alá o desejar, ele mesmo triunfará sobre eles. Mas ele vos manda combater para vos pôr à prova.”

(Corão)

Essa orientação de guerra santa levou os árabes a expandir seu Império para vastas áreas, chegando a alcançar:
a) a Península Ibérica ainda durante a vida de Maomé.
b) toda a península Arábica com os quatro califas que sucederam a Maomé.
c) toda a península Arábica durante o domínio dos califas omíadas.
d) a Península Ibérica durante o califado dos omíadas.




Analise as afirmativas abaixo sobre o Império e a civilização islâmica.

I – Maomé iniciou suas pregações em Meca, conseguindo adeptos principalmente entre a população pobre. Os ricos membros da tribo dos coraixitas viam a pregação monoteísta como uma ameaça ao seu poder econômico e religioso, já que a economia girava principalmente em torno da peregrinação à cidade para visitas à Caaba, e as pregações monoteístas poderiam expulsar os visitantes.

II – O quarto califa, Ali, genro de Maomé, foi derrubado pelos membros da tribo dos Omíadas, ligados ao califa Otman, iniciando uma nova dinastia. No período dos Omíadas, entre 661 e 750, o Império Islâmico conheceu sua maior extensão territorial, somando territórios na Índia, Ásia Central, norte da África e Península Ibérica. Na Europa, foram contidos pelos francos em 732, na Batalha de Poitiers.

III – Em 750, os abássidas derrubaram a dinastia omíada, transformaram Bagdá em capital do Império e iniciaram um processo de desagregação com a instituição dos emirados, que eram califados independentes, tais como Córdoba e Cairo. Posteriormente, a partir do século XIII, o império foi sendo também conquistado pelos turcos, povos originários da Ásia Central, um processo que iria se estender até o início do século XX, mas mantendo o islamismo como religião.

Assinale a alternativa:

a) se apenas as alternativas I e II estiverem corretas.
b) se apenas as alternativas I e III estiverem corretas.
c) se apenas as alternativas II e III estiverem corretas.
d) se todas as alternativas estiveram corretas.
e) se todas as alternativas estiveram incorretas.​

Respostas

respondido por: cs0314113
5

Explicação:

Letra A. Como o cristianismo e o judaísmo, o islamismo é também uma religião monoteísta, o que desagradava e contrariava as crenças praticadas na região de difusão do islamismo, já que anteriormente havia a prática de religiões politeístas.

Ver a questão

Resposta - Questão 2

Letra B. Os árabes estudaram, traduziram e difundiram muitas das obras produzidas durante a chamada Antiguidade Clássica, de certa forma, contrariamente ao que havia feito a Igreja Católica, que manteve longe do alcance da maior parte das pessoas tais obras.

Ver a questão

Resposta - Questão 3

Letra C. Hégira significa emigração e refere-se à saída de Maomé de Meca, fugindo para Medina e conseguindo conquistar um número maior de fiéis para o monoteísmo islâmico.

Ver a questão

Resposta - Questão 4

Letra D. A dinastia dos califas omíadas conseguiu grande expansão do império entre os séculos VII e VIII, sendo depois substituída pelos abássidas, que estimularam o florescimento cultural no império.


GabrieldePaulaMacedo: Tem eternamente meu respeito
Perguntas similares