• Matéria: Filosofia
  • Autor: pikenanerd720
  • Perguntado 6 anos atrás

ME AJUDEM POR FAVOR!!!!!!!

A ciência é uma atividade na sua essência antidogmática. Pelo menos deveria sê-lo. A ciência, em particular a física, parte de uma visão do mundo que é, de acordo com a terminologia utilizada por Arquimedes, um pedido que se faz. É assim porque pedimos para que se admita, à escala a que pretendemos descrever os fenômenos, que o mundo assuma uma determinada forma. Os outros pedidos e postulados têm de se inserir, tão pacificamente quanto possível, nesse pedido fundacional. Mas nunca perderão o estatuto de pedidos. Transformá-los em dogmas é perturbar a ciência com atitudes que lhe deveriam ser totalmente estranhas.

(Rui Moreira. “Uma nova visão da natureza”. Le Monde Diplomatique, março de 2015. Adaptado.)

Baseando-se no texto, explique qual deve ser a relação entre ciência e verdades absolutas. Explique também a diferença entre uma visão de mundo baseada em “pedidos” e uma visão de mundo dogmática.

Respostas

respondido por: gisellegrigio
14

Resposta:

Aos poucos,Ciência aceita noção de que realizadade não é único,mas intersubjetiva. Por que aprendizagem precisa manter-se cega a este avanço

A ciência não é nada misericordiosa em relação às teorias que se propõe serem científicas. Para que um teoria científica seja derrubado basta achar um único caso em ela falhe e,mesmo que ela passe incólume por inúmeros testes,nunca poderá ser considerada uma teoria verdadeira, pois sempre poderá ocorre um caso em que ela falhe.

A ciência "pede"que se admita que o mundo assume uma determinada forma, e isso significa que o conhecimento científico tem um caráter hipotético e dinâmica,diferentes da visão dogmática que impõe uma interpretação inflexível,não baseado em experimentos dos fenômeno.

Perguntas similares