Quais as drogas que os atletas usam para aumentar seu desempenho nas competições? E quais os riscos que elas oferecem?
marcojiu001:
Oiiiii
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Olá tudo bem?
Vamos lá meu amigo!!
____________________________
Quais as drogas que os atletas usam para aumentar seu desempenho nas competições? E quais os riscos que elas oferecem? (ABAIXO!!)
________________________
A lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping é grande e ultrapassa 300. Fazem parte dessa lista drogas que preenchem ao menos dois dos seguintes critérios: melhoram o desempenho esportivo, representam risco para a saúde do atleta ou violam o espírito esportivo. Estas drogas são divididas em diferentes classes farmacológicas. Confira abaixo algumas das principais:
1) Estimulantes
- Como o nome sugere, drogas estimulantes são aquelas que estimulam a atividade do Sistema Nervoso Central – de onde partem ordens destinadas aos músculos e glândulas. Um exemplo deste tipo de substância são as anfetaminas. Para atletas, o uso desta substância pode proporcionar perda de peso, diminuição da sensação de fadiga e melhor desempenho – muito além dos seus limites –, já que a percepção do calor, dor, esforço e rendimento é prejudicada. Entretanto, seu uso pode resultar em doenças cardiovasculares, paranoia, alucinações, entre outros efeitos.
2) Analgésicos Narcóticos
- Também chamados de analgésicos opioides, estas drogas são usadas por atletas com o objetivo de continuar competindo em casos de lesões devido ao seu efeito analgésico. São exemplos deste tipo de droga a Diamorfina (Heroína) e a Metadona. Estas substâncias podem causar dependência e diversos efeitos colaterais, como depressão, fadiga, perda de peso, convulsões, alucinações e disfunção sexual.
3) Anabolizantes
- Os anabolizantes, ou esteroides androgênicos anabólicos, são provavelmente uma das drogas mais usadas por atletas amadores e profissionais. Eles são derivados sintéticos do hormônio masculino testosterona. Os principais motivos para seu uso são a melhora do condicionamento físico e da estética corporal e também o aumento da massa muscular. Os efeitos negativos destas substâncias podem incluir complicações renais, hepáticas, cardíacas e neurológicas, além de alterações na função sexual, agressividade e transtornos emocionais. Em mulheres, características masculinas podem ser acentuadas, como engrossamento de voz e surgimento de pelos.
4) Hormônios
- Entre os hormônios que são utilizados por atletas, merecem destaque os hormônios peptídicos, como a eritropoietina (EPO) e o hormônio do crescimento humano (hGH) – ambos já produzidos naturalmente pelo nosso organismo. O hGH, hormônio que regula o crescimento do organismo como um todo, é utilizado pelos esportistas com o objetivo de aumentar sua massa muscular e melhorar o desempenho esportivo. Seus principais riscos são o desenvolvimento de diabetes e hipertensão arterial. Já a EPO faz com que a produção de glóbulos vermelhos no sangue seja aumentada e, consequentemente, a circulação sanguínea também. Desta forma, uma maior quantidade de oxigênio é levada para o corpo e os músculos ganham mais potência e velocidade de recuperação. Porém, seu uso excessivo pode resultar em trombose.
5) Diuréticos
- Por fim, os diuréticos são usados pelos atletas principalmente a fim de mascarar o uso de outras drogas, como esteroides, já que eles aumentam a produção de urina, dificultando a detecção de diversas substâncias. Halterofilistas e lutadores, por exemplo, fazem uso de diuréticos para eliminar grandes quantidades de líquido e, consequentemente, perder peso, qualificando-os para competirem em categorias de peso inferior. Os efeitos colaterais dessas substâncias são desidratação, sobrecarga renal, insônia, perda de apetite, tonturas e queda de pressão.
__________________________________________________
ESPERO TER AJUDADO <3
SE PRECISAR DE MAIS AJUDA ESTOU A DISPOSICÃO
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás