O período histórico no qual Comenius e Rousseau se encontravam foi denominado de transição da Idade Média para a Idade Moderna, marcado especialmente pelo início da Renascença. Caracterizar esse período é importante porque: I. comprova que as ideias de Comenius e Rousseau estavam conectadas ao contexto daquela época, condizendo com seus colegas contemporâneos, sendo equivocada a ideia de que eles foram inovadores. II. permite perceber que tanto Comenius quanto Rousseau colaboraram para o movimento da Renascença e de seus correlacionados, como o Antropocentrismo, o desenvolvimento científico e o início do Liberalismo europeus. III. permite compreender porque estes pensadores se empenharam tanto pela ruptura com a pedagogia tradicionalista e eclesiástica, dedicando toda sua obra para a separação entre a educação e a religiosidade. IV. comprova que as ideias de Comenius e de Rousseau estavam em discordância com o pensamento comum vinculado àquele período, propondo uma educação individualizada, prazerosa e promotora da autonomia e do desenvolvimento integral. São corretas as afirmativas: a) I e III. b) II e IV. c) I, II e IV. d) II, III e IV. e) I, II e III.
Respostas
Resposta:
Resposta correta, letra C
Explicação:
II. permite perceber que tanto Comenius quanto Rousseau colaboraram para o movimento da Renascença e de seus correlacionados, como o Antropocentrismo, o desenvolvimento científico e o início do Liberalismo europeus.
III. permite compreender porque estes pensadores se empenharam tanto pela ruptura com a pedagogia tradicionalista e eclesiástica, dedicando toda sua obra para a separação entre a educação e a religiosidade.
IV. comprova que as ideias de Comenius e de Rousseau estavam em discordância com o pensamento comum vinculado àquele período, propondo uma educação individualizada, prazerosa e promotora da autonomia e do desenvolvimento integral.
São corretas as afirmativas:
Resposta: II, III, IV
Explicação:
Tanto Comenius quanto Rousseau apresentavam ideias discordantes daquelas comuns à escola de sua época, guiada pela disciplina dura e violenta, autoritarismo e com grande quantidade de conteúdo a ser memorizado. Suas ideias inovadoras sobre a educação procuravam despertar o gosto pelo estudo e objetivavam o desenvolvimento integral dos alunos, tendo como meta a formação para a autonomia. Por isso, eram considerados inovadores e condizentes com os preceitos do Antropocentrismo, do desenvolvimento científico e do Liberalismo europeus. Dessa forma, está correto o que se afirma em II, III e IV.