O mundo greco-romano não se estruturava como os Estados Nacionais Contemporâneos, mas de modo bem distinto, como Cidades-Estados. Estas, que conhecemos pela tradição escrita, pela epigrafia ou pelas fontes arqueológicas, eram muito diferentes entre si: nas dimensões territoriais, nas riquezas, em suas histórias particulares e nas diferentes soluções obtidas, ao longo dos séculos, para os conflitos de interesses entre seus componentes. A maioria delas nunca ultrapassou a dimensão de pequena unidade territorial, abrigando alguns milhares de habitantes – não mais que cinco mil, quase todos envolvidos com o meio rural. Outras, de porte médio, chegaram a congregar vinte mil pessoas. Algumas poucas, portos comerciais ou centros de grandes impérios, atingiram a dimensão de verdadeiras metrópoles, com mais de cem mil habitantes.
a) Considerando o que você estudou sobre a civilização grega, porque ela não se estruturou como um país unificado, na Antiguidade?
b) O autor afirma que as cidades-Estado eram muito diferentes entre si. Justifique essa firmação com exemplos da civilização grega.
Respostas
Resposta:
a)Além da civilização grega ter se formado a partir de ondas migratórias, compostas por grupos diferentes, que se estabeleceram em regiões separadas umas das outras, o relevo montanhoso da península balcânica dificultava a comunicação e o relacionamento constante entre os grupos, favorecendo a estruturação de organizações próprias a cada uma.
b)Atenas e Esparta, embora compusessem a chamada civilização grega, tinham formas de organização política, social e cultural muito diferentes.
Explicação:
espero ter te ajudado :D
Resposta:a) Além da civilização grega ter se formado a partir de ondas migratórias, compostas por grupos diferentes, que se estabeleceram em regiões separadas umas das outras, o relevo montanhoso da península balcânica dificultava a comunicação e o relacionamento constante entre os grupos, favorecendo a estruturação de organizações próprias a cada uma.
b) Atenas e Esparta, embora compusessem a chamada civilização grega, tinham formas de organização política, social e cultural muito diferentes.
Esparta valorizava o militarismo, tinha uma rígida organização social (esparciatas, periecos e hilotas e a participação política era restrita aos esparciatas). Já Atenas valorizava o conhecimento, tinha uma sociedade mais variada e viveu uma dinâmica de mudança política que variou da oligarquia (quando os eupátridas dominavam as decisões) para um regime democrático, no qual todos os homens livres nascidos em Atenas podiam participar, independente de sua renda.
Explicação: Ta la no gabarito :)