• Matéria: História
  • Autor: nandaoliveiramiguel2
  • Perguntado 6 anos atrás

quando o liberalismo afirma que o estado deve ser laico quer dizer: a)que o estado deve interferir em todos os setores da sociedade. b)que o estado nao pode ter uma postura intervencionista na sociedade. c)que o estado e a igreja devem governar juntos. d)que o rei deve governar de forma absoluta. alguem me ajuda por favor!!

Respostas

respondido por: Juliagariba
1

Resposta:

Desde suas primeiras formulações, no século 18, o liberalismo é uma filosofia ou um conjunto de filosofias que defendeu a existência de um Estado laico e não-intervencionista. Laico, porque não está vinculado a nenhuma crença religiosa, nem admite interferência de qualquer Igreja nos assuntos políticos. Em contrapartida, esse Estado também não deve interferir nas crenças pessoais, fazendo prevalecer o ideal de tolerância religiosa.

Já a concepção de um Estado não-intervencionista refere-se à economia e surgiu por oposição ao controle que as monarquias absolutistas exerciam sobre o comércio durante os séculos 16 e 17, cuja expressão era o monopólio estatal típico do mercantilismo ou capitalismo comercial. Era o que acontecia com o açúcar e o ouro, por exemplo, enquanto o Brasil era colônia de Portugal.

Explicação: Espero ter ajudado :)

Perguntas similares