Explique a afirmação do historiador Carlo Ginzburg: "no passado, podiam-se acusar os historiadores de querer conhecer somente as "gestas dos reis"
Respostas
Isso se dá pois a atenção dos historiadores estava sempre voltada aos grandes nomes e eventos. O que Ginzburg quer dizer é que não havia um interesse nas baixas camadas, ou em outros aspectos, que eram considerados secundários. O que há de estudos nessa área vem se desenvolvendo, principalmente a partir do século XX, no pós guerra.
Um abraço!
A afirmação de Carlo Ginzburg é uma referência a uma concepção historiográfica tradicional que concebia a História como sendo o "produto" das ações dos "grandes homens", de modo que se buscava compreender fenômenos históricos complexos, como a Guerra do Peloponeso, a partir das biografias e decisões das figuras mais socialmente destacadas do período (como generais e líderes políticos).
Esta forma de compreender a história começou a ser reavaliada ainda no Século XIX, quando o papel do "sujeito anônimo" começou a ser mais destacado, de modo que não mais podíamos compreender a complexidade histórica de uma guerra, por exemplo, sem compreender o cotidiano das populações e soldados nela envolvidos, não sendo estes elementos "banais" menos importantes, para compreender o fenômeno complexo, que as decisões pontuais dos generais.
Mais sobre o tema em;
https://brainly.com.br/tarefa/20354056