ALGUEM PFV pode me ajudar ? eu não estou entendendo o que é cultismo e conceptismo, ja vi video aula e nao entendi muito, pode explicar basicamente ?
Respostas
Resposta:
As obras barrocas, tanto as literárias quanto as artísticas, eram muito rebuscadas. E isso se devia aos grandes conflitos que o homem do movimento enfrentava, pois ao mesmo tempo em que buscava a salvação, ele desejava aproveitar as coisas da vida. Portanto, os temas mais abordados nas obras eram sempre cheios de dualismos, como o pecado e o perdão. Outros enfoques recorrentes eram a religiosidade medieval e o paganismo, que foi muito presente no movimento renascentista.
Em terras portuguesas, o movimento Barroco começou no ano de 1580, quando ocorreu a unificação da Península Ibérica, o que gerou um domínio espanhol nas atividades de Portugal, por isso o Barroco português também é chamado de Escola Espanhola. Este movimento dura até o ano de 1756, que é quando surge a Arcádia Lusitana. Já aqui no Brasil o movimento Barroco começa apenas em 1601, quando o poema épico “Prosopopeia”, do português Bento Teixeira, é publicado.
Explicação: Espero ter ajudado :)
Explicação:
As duas coisas são maneiras e vertentes da literatura barroca:
O cultismo é uma maneira de explicar alguma coisa, usando termos e expressões específicas. Essa forma foi usada em muitos poemas (Luis de Góngora). Aqui usamos descrição, termos cultos (preciosismo vocabular), linguagem rebuscada e ornamental para expressar as ideias.
Já o conceptismo é a parte da literatura que apresentas idéias no contexto dos poemas. Aqui usamos pensamento lógico e valorizamos sempre o conteúdo textual. É importante lembrar que a lógica é muito importante para a vertente.
Espero ter te ajudado. Também estou aprendendo :)