(ufmg) — a hipofosfatemia com raquitismo resistente à vitamina d é uma anomalia hereditária. na prole de homens afetados com mulheres normais, todas as meninas são afetadas e todos os meninos, normais. é correto concluir que a anomalia em questão é
Respostas
Resposta:
Essa é uma doença de genes sexuais, onde o problema está no cromossomo X, sendo uma doença que precisa estar presente em ambos os cromossomos para ser expressada.
Uma doença autossômica é uma doença onde o par de genes responsáveis pelo seu surgimento não está ligada aos cromossomos sexuais, ou seja, independente do sexo a chances de se ter essa característica é a mesma tanto para meninos quanto para meninas.
Uma doença dominante é uma doença que precisa, obrigatoriamente, da presença de pelo menos um gene dominante, geralmente é em heterozigose, dois alelos dominantes de uma doença genética dominante pode representar a inviabilidade da vida.
Resposta:
Podemos concluir que é um tipo de herança ligada ao sexo, pois a doença se manifesta em proporções diferentes em homens e em mulheres. Nos cruzamentos de homens afetados com mulheres normais, percebe-se que, na prole, os homens são normais. Isso demonstra que o gene afetado deve estar no cromossomo X, uma vez que aos filhos homens o pai transmite apenas o cromossomo Y, motivo pelo qual não são afetados. Observe também que todas as meninas são afetadas, pois receberam do pai afetado o cromossomo X com o gene para a doença.