• Matéria: Biologia
  • Autor: CMVanelli
  • Perguntado 6 anos atrás

Qual tipo de reprodução apresentada pelos peixes tamboris?justifique

Respostas

respondido por: fabialacamarg
2

Resposta:

Do ponto de vista da reprodução, por causa da variação na forma de nascimento dos filhotes os peixes são classificados em:

- ovíparos: os filhotes se desenvolvem fora do corpo da mãe, dentro do ovo que contem os nutrientes necessários. Mais de 90% dos peixes pertencem a essa categoria.

- vivíparos: os filhotes se desenvolvem dentro do corpo da mãe recebendo diretamente dela os nutrientes necessários.

- ovovivíparos: ocorre uma combinação das duas formas, isto é, os filhotes se desenvolvem dentro do ovo e dentro do corpo da mãe. Na hora do nascimento, os filhotes saem do ovo. 

 

Peixes que crescem PRECISANDO do cuidado dos pais após o nascimento

 

Nascemos e crescemos com o pai e a mãe cuidando da gente, certo? Bom, dependendo da espécie, essa afirmação não pode ser generalizada. Pois então, vejamos:

 

Para falar sobre o comportamento de reprodução dos peixes escolhemos a tilápia, um teleósteo de origem africana e que foi introduzida no Brasil. Na verdade, o termo "tilápia" se refere a um conjunto de várias espécies as quais podemos separar em três grandes gêneros, baseado na forma de incubação dos ovos.

1) tilápias do Gênero Tilapia: desovam num ninho, a fertilização é externa e ambos os pais cuidam da prole (Tilápia-de-barriga-vermelha-Tilapia zilli). Enquanto ocorre a incubação, os pais estão atentos, especialmente contra os predadores de ovos.

 

2) tilápias do Gênero Sarotherodon: desovam num ninho mas a incubação dos ovos ocorre dentro da boca de ambos os pais ou só do pai (como o Sarotherodon melanotheron). Mesmo após o nascimento, os filhotes se escondem dentro da boca! E claro que os pais não se alimentam até que a filharada esteja independente!

 

3) tilápias do Gênero Oreochromis: incubam os ovos dentro da boca mas é a mãe quem cuida da prole, como na Tilápia-do-Nilo - Oreochormis niloticus) que é ilustrado abaixo.

 

Pela aparência, é difícil saber quem é macho e quem é a fêmea pois são muito parecidos. Mas quando chega a época de reprodução o macho delimita um território, fica mais agressivo defendendo esse espaço contra os concorrentes. Ali ele cava um ninho com a boca que se parece a uma cratera. Para atrair a fêmea, se exibe, deixando o ninho sempre arrumado e fica mais colorido, com a barriga avermelhada. Se uma fêmea gostar, ela entrará no ninho e desovará (A)-veja uma foto da desova. O macho, em seguida fará o mesmo, liberando o sêmen (B). Em seguida, a fêmea, recolherá os ovos para dentro da sua boca e irá embora (C). Veja os ovos dentro da boca de uma fêmea. Na tilápia-do-Nilo é a mãe quem cuida sozinha da prole. O macho irá arrumar o ninho e tentará atrair outras fêmeas para o acasalamento.  

Depois de alguns dias sendo incubados dentro da boca da mãe, os ovos eclodem e nascem as larvas de peixes chamadas alevinos. Em Biologia, larva é o termo para indica

Perguntas similares