• Matéria: Inglês
  • Autor: dukusnier
  • Perguntado 6 anos atrás

5. Qual a importância das religiões afro-brasileiras na historicidade do povo
negro?​

Respostas

respondido por: natasha4447
126

Resposta:

Na África, há muitas religiões diferentes. Antes de vir para cá, cada um seguia a religião de sua família, clã, ou grupo. Mas quando chegaram aqui, os escravos foram separados de seus parentes e pessoas próximas. Por isso, passaram a se reuniar com pessoas de outras etnias para realizarem os cultos secretamente. Para que todos pudessem participar, essas reuniões eram uma mistura de cada religião, com rituais e cultura unidos e partilhados. Daí surgiu o Candomblé. A crença nasceu na Bahia e tem sido sinônimo de tradições religiosas afro-brasileiras em geral. A Umbanda, que também tem origens africanas, une práticas de várias religiões, inclusive a Católica. Ela se originou no Rio de Janeiro, no início do século 20. Tem muitas outras religiões de origem africana:

Babaçu (PA);

Batuque (RS);

Cabula (ES, MG, RJ e SC);

Culto aos Egungun (BA, RJ e SP);

Culto de Ifá (BA, RJ e SP)

Macumba (RJ),

Omoloko (RJ, MG, SP),

Quimbanda (RJ, SP),

Tambor-de-Mina (MA),

Terecô (MA),

Xambá (AL, PE),

Xangô do Nordeste (PE),

Confraria,

Irmandade dos homens pretos,

Sincretismo

respondido por: pedro24111997
32

  Os povos africanos que vieram ao Brasil vieram primeiramente como escravos de várias tribos da África que já possuíam suas crenças e culturas, de modo que as religiões afro-brasileiras foram criadas pelos escravos com o intuito de conseguirem manter o culto ao seus deuses bem como preservar sua cultura africana.

  Desse modo as religiões afro-brasileiras não possuem apenas um peso religioso mas também um enorme peso cultural, preservando diversos costumes e modos do povo africano e peculiaridades de cada tribo, e alguns desses costumes se difundiram pelo Brasil

Aprenda mais sobre a cultura africana: https://brainly.com.br/tarefa/40106683

Anexos:
Perguntas similares