• Matéria: História
  • Autor: santos477
  • Perguntado 6 anos atrás

URGENTE SÃO 28 PONTOS Por que a crise hidrica foi um grande problema para população ?

Respostas

respondido por: parcy
2

Resposta:

O problema agrava com a concentração de pessoas vivendo em cidades. Isso porque muitas vezes os recursos naturais próximos às áreas urbanas não conseguem suprir a demanda crescente da cidade. Esse é o caso do Brasil, em que a maior parte dos recursos hídricos se encontram na região Norte, onde há menor população.

respondido por: josuesilva2004
1

Resposta:

             Olá!

  • Falta de água traz riscos à segurança alimentar e nutricional, pois ameaça suprimento de alimentos a demanda da população. Produção se torna mais cara e só pode ser adquirida mediante sacrifício de outras necessidades. Imagem: Marcello Casal Jr/ABr
  • Sem água não há comida. Não há plantas nem animais. Falta energia elétrica, falta luz. É a água que garante a vida na Terra. Portanto, o acesso seguro à água potável é uma necessidade humana fundamental e básica. Não deveria haver razão para preocupações, pois mais de 70% do planeta é coberto por água. Mas cerca de 97,5% dessa massa hídrica é salgada. Dos menos de 3% de água doce disponíveis, apenas 0,4% é de fácil acesso, por estar na superfície dos solos.
  • O recurso, além de escasso, é concentrado em determinados pontos geográficos, resultando diversos em conflitos regionais, alertam os especialistas. É um insumo disputado entre as nações, negligenciado pela indústria, pelo agronegócio, mal gerenciado pelos governos e desperdiçado pela maioria das pessoas, avalia a Organização das Nações Unidas (ONU).
  • Desta forma, embora essencial à vida e à alimentação, a água limpa e potável é um bem cada vez mais raro, precioso, que precisa ser protegido e preservado.

A crise da água

  • Dados divulgados em 2015 pelo World Resources Institute (WRI) apontam que mais de 30 países enfrentarão crises hídricas de alto risco nos próximos 25 anos, de acordo com um relatório que mediu a demanda e a disponibilidade de água em 167 nações. Segundo pesquisas da ONU, cerca de um bilhão de cidadãos no mundo não têm acesso a um abastecimento adequado (que seria ter pelo menos 20 litros diários de água a uma distância de até um quilômetro).
  • E mais: 1,2 bilhão de pessoas (35% da população mundial) não têm acesso a água tratada.1,8 bilhão (43% da população) não contam com serviços adequados de saneamento básico e 10 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência de doenças intestinais transmitidas por água insalubre.
  • A falta de água traz riscos à segurança alimentar e nutricional, pois ameaça o suprimento de alimentos a demanda de toda a população. A produção se torna mais cara e só pode ser adquirida mediante o sacrifício de outras necessidades, tanto de cunho ambiental quanto de caráter socioeconômico. É preciso, portanto, criar políticas para defender o acesso perene à água como um direito humano fundamental, afirma a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Perguntas similares