A Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, ganhou repercussão internacional e passou a ser uma orientação jurídica para todas as Nações, como busca e resgate da dignidade da pessoa humana. Sobre os conceitos presentes no texto “Ética, Sociedade e Direitos Humanos”, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
MOTTA, Ivan Dias da. Ética, Sociedade e Direitos Humanos. Formação Sociocultural e Ética II. Pilar Emocional. Maringá, 2020.
Alternativas
Alternativa 1:
Juridicamente é incorreto aos injustiçados sociais reivindicar por igualdade, uma vez que o direito os exclui.
Alternativa 2:
A negação de reconhecimento dos direitos humanos tem impacto inexpressivo na formação da identidade dos sujeitos.
Alternativa 3:
O cumprimento dos Direitos Humanos Universais resultou, em termos práticos, na completa extinção das diferenças sociais.
Alternativa 4:
A ineficácia dos Direitos Humanos está intrinsicamente associada à injustiça social, que nega acesso aos direitos fundamentais.
Alternativa 5:
O combate contra a segregação social não depende de ações de garantia de direitos emergenciais, tampouco de imediatismos
Respostas
Resposta:
Letra "B" - A negação de reconhecimento dos direitos humanos tem impacto inexpressivo na formação da identidade dos sujeitos.
Explicação:
Se qualquer individuo tiver seu reconhecimento negado dos direitos humanos, com certeza isso vai implicar diretamente em sua formação, na formação de uma sociedade. Seria um sociedade sem direitos e reconhecimentos humanos.
Resposta:
Alternativa 5:
V, V, V, F.
Explicação:
I. No período que antecede a criação do Estado de Direito Moderno, a liberdade pode ser compreendida por estágios. (v)
II. A liberdade condicionada, para ser exercida fora de um estado de guerra, precisa de um garantidor. (v)
III. O Estado Democrático de Direito é a forma de organização do povo sob o ordenamento jurídico, como expressão da moral coletiva. (v)
IV. Os Direitos Humanos Universais são exercidos com todos os povos de forma equânime, uma vez que não há registros de seletividade. (f)