Respostas
resposta: O norte-americano Thomas Alva Edison (1847–1931) conseguiu produzir uma iluminação durável fazendo passar a corrente elétrica através de um filamento de carbono dentro de uma ampola de vidro vazia.
Explicação:
O norte-americano Thomas Alva Edison (1847–1931) conseguiu produzir uma iluminação durável fazendo passar a corrente elétrica através de um filamento de carbono dentro de uma ampola de vidro vazia.
Resposta:
Thomas Edison é um dos inventores mais conhecidos — e produtivos — de todos os tempos.
Além da lâmpada, esse americano aperfeiçoou o telefone e criou o projetor de cinema, objetos que são, inquestionavelmente, de grande relevância para a história da humanidade. Fora esses grandes feitos, Edison patenteou mais de mil outras invenções.
Quando confeccionou a lâmpada, Edison já era conceituado e tinha uma firma de engenharia elétrica (da qual se originou a atual General Eletrics). Ele prosperou devido aos lucros obtidos com suas outras criações, que eram vendidas para empresas públicas e privadas dos EUA. Em sua firma, contava com a ajuda de outros cientistas.
FINALMENTE, FEZ-SE A LUZ
Antes de Edison e sua equipe inventarem a lâmpada, a eletricidade já era usada para produzir iluminação por meio de um sistema conhecido como “lâmpadas de arco” —uma corrente que passava entre duas hastes eletrificadas e produzia luz.
Porém, esse sistema era pouco eficiente e gerava muito calor. Assim, como não podia ser usado em qualquer lugar, as casas, lojas etc. ainda eram iluminadas por velas ou lampiões.
A primeira lâmpada que deu certo funcionou no dia 21 de outubro de 1879 e se manteve acesa por 45 horas. Ela foi feita com um filamento de carvão dentro de um bulbo de vidro de alto vácuo para favorecer a combustão, pois é a eletricidade à qual a lâmpada é submetida que produz a luz.
Explicação: