As medidas economicas tomadas por D João quando chegou a america portuguesa contrariava os princípios do mercantilismo.por que?
ME AJUDEM NESSA?!!!!!
Respostas
Resposta:
João decretou a abertura dos portos as nações amigas e a liberdade industrial, o que contrariava a regra mercantilista colonial que afirmava que a colônia só podia comerciar com a metrópole (monopólio colonial) e que não podia concorrer economicamente com a metrópole (as indústrias eram proibidas).
Explicação:
espero ter ajudado
:)
fonte:
As reformas de Dom João VI contrariavam o mercantilismo porque instalavam na colônia estruturas que antes eram vetadas pela metrópole. Além disso o Brasil passou pela abertura dos portos em 1808 que quebrava o pacto colonial.
Em 1815, a colônia seria ainda promovida ao posto de reino unido a Portugal e Algarves, também em consequência da transferência da côrte para o Brasil.
A família real portuguesa chegou ao litoral brasileiro no ano de 1808, escoltados por navios ingleses. A chegada repentina em uma colônia com estruturas precárias era motivada pela pressão que se instalava na Europa com o avanço das tropas de Napoleão.
Nesta época a capital brasileira se localizava em Salvador, sendo transferida para o Rio de Janeiro com a chegada da côrte. Além disso, houveram investimentos na construção de bibliotecas e teatros para entreter os novos membros da sociedade colonial.
Outro fato importante foi a abertura dos portos. Negociada com a coroa britânica como pagamento pela proteção contra Napoleão, a abertura dos portos significou o fim do pacto colonial estabelecido entre Brasil e Portugal. O que foi caráter decisivo para economia da colônia e seus passos rumo à independência.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/2506545