2 - Segundo ORTIZ (2002) "O oficio intelectual pode ser comparado a um tipo específico de
afazer doméstico: a costura". Comente a afirmação explicando porque o fazer científico
acadêmico não pode ser comparado a uma linha de produção da fábrica.
me ajudem por favor!!!!!!
Respostas
Resposta:
O trabalho infantil dentro de residências é, em geral, reservado às meninas – 94,2% das crianças com o nariz puído de solventes e mãos calosas de limpeza são do sexo feminino, ainda segundo a pesquisa Trabalho Infantil e Trabalho Doméstico Infantil no Brasil, do FNPETI. Entre elas, 73,4% são negras e 83%, além de trabalharem na casa de terceiros, realizam afazeres domésticos em sua própria casa.
Diferentemente de outras formas de trabalho infantil, os serviços domésticos não têm fim: há sempre algo a ser limpo ou alguém a ser alimentado. Além disso, crianças que trabalham geralmente também realizam tarefas domésticas e estudam, em uma jornada tripla que tira qualquer possibilidade de brincar e de se desenvolver normalmente.
O perigo do trabalho doméstico – remunerado ou não
Entre 2012 e 2013, anos em que o FNPETI mensurou os números do trabalho infantil doméstico, houve queda de 17,6% nessa violação.
A redução foi influenciada pelo decreto 6.481, promulgado em 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. À época, a nova legislação incluiu o serviço doméstico como uma das piores formas de trabalho infantil e revogou o artigo 248 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que determinava regularização da guarda do adolescente empregado na prestação de serviços domésticos.