6. Na filosofia de Friedrich Nietzsche, é fundamental entender a crítica que ele faz à metafísica. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que essa crítica *
a) tem o sentido, na tradição filosófica, de contentamento, plenitude.
b) é a inauguração de uma nova forma de pensar sem metafísica através do método genealógico.
c) é o discernimento proposto por Nietzsche para levar à supressão da tendência que o homem tem à individualidade radical.
d) pressupõe que nenhum homem, de posse de sua razão, tem como conceber uma metafísica qualquer, que não tenha recebido a chancela da observação.
7. Sobre o que diz Nietzsche a respeito da moral tradicional, assinale a alternativa incorreta: *
a)_As noções de bem e mal estabelecidas pela moral tradicional são produtos histórico-culturais, elaboradas pelo homem a partir de interesses humanos, mas que, as religiões impõem como se fossem produtos da “vontade de Deus”.
b)_Não existem valores imutáveis e universais. A moral estabelecida é fruto de uma construção histórica que procurou beneficiar um grupo de interessados, não existindo noções absolutas de bem e de mal.
c)_Seguir a moral tradicional é importante ao desenvolvimento humano, pois, segundo Nietzsche é por meio dela que o ser humano resgata as suas forças vitais, a sua dimensão dionisíaca e constrói o que ele chama de “moral de senhores”.
d)_A moral tradicional não é valida e tampouco deve ser seguida, pois aquilo que ela considera justo e bom é sempre relativo a um grupo que possui interesses. Nesse caso, não é possível compreendê-la como algo universal e que possa ser considerada por toda a humanidade.
8. A transvalorazação da moral proposta por Nietzsche é a superação da moral tradicional, para que os atos do homem forte não sejam pautados pela mediocridade das virtudes estabelecidas. Para tanto é preciso recuperar o sentimento de potência, a alegria de viver, a capacidade de invenção e a condição do próprio homem definir o que é bom ou ruim para si e para os demais, sem imposição ou aceitação do que já foi convencionado por estranhos. *
Certo
Errado
9. “A Filosofia a golpes de martelo” é o subtítulo que Nietzsche dá à sua obra Crepúsculo dos ídolos. Tais golpes são dirigidos, em particular, aos conceitos de razão e moralidade que se destacam nas doutrinas filosófica dos vários pensadores que o antecederam. *
Certo
Errado
10. Para Nietzsche, os gregos perceberam que há duas forças diferentes na arte e na vida. Uma ele chamou de apolíneo e a outra de dionisíaco. *
Certo
Errado
Respostas
respondido por:
11
Resposta:
é a inauguração de uma nova forma de pensar sem metafísica através do método genealógico.
Explicação:
respondido por:
3
Resposta:
ALTERNATIVA b
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás