02. Brasil e Portugal, a partir de 1850, passaram para o dominio da Coroa espanhola porque:
a) a Casa Real portuguesa se extinguira com a morte de D. Sebastião que não deixou herdeiro ao trono.
b) os portugueses queriam ser governados pela Espanha.
c) o rei da Espanha era irmão de D. Sebastião.
d) não houve a União Ibérica no ano assinalado.
e) os brasileiros decidiram através de plebiscito.
Respostas
Resposta:
Letra A
Explicação:
A morte do rei D. Sebastião colocou a dinastia portuguesa em apuros, pois o rei português não possuía herdeiros diretos, forçando, assim, seu tio-avô, D. Henrique, a assumir o trono de Portugal. Apenas dois anos depois de assumir o trono português, D. Henrique faleceu e, como também não possuía herdeiros diretos, foi iniciada uma crise na dinastia de Avis.
Com a crise de sucessão dinástica de Portugal, surgiram três postulantes ao trono português:
Antônio, prior de Crato;
Catarina de Portugal;
Filipe II, rei da Espanha.
Antônio, prior de Crato, chegou a ser aclamado rei por seus partidários na vila de Santarém, mas acabou sendo derrotado pelas forças de Filipe II durante uma batalha travada em agosto de 1580. Filipe II, além de ser rei espanhol e possuir muito poder, contava com apoio de grande parte da nobreza portuguesa. Assim, conseguiu impor-se contra Antônio.
Com a coroação, Filipe II passou a ser conhecido como Filipe I de Portugal e II da Espanha, acumulando o trono das duas nações. Em 1580, iniciou a União Ibérica. A partir desse momento, todas as possessões portuguesas passaram ao controle dos espanhóis, o que, naturalmente, incluía o Brasil.