• Matéria: Biologia
  • Autor: thaisemoura73
  • Perguntado 6 anos atrás

ME AJUDEM POR FAVOR
JÁ TÔ FICANDO LOUCA COM ISSO (CIÊNCIAS) |×_×|

Anexos:

Respostas

respondido por: sky33
1

Resposta:

1.B- não

C- não, animais também tomam

D- Uma vacina é uma preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa para uma doença particular.

E- As vacinas agem estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos, que podem combater doenças infecciosas, tornando o indivíduo imune às mesmas. Como funcionam as imunizações? O objetivo das imunizações é estimular o organismo a produzir anticorpos contra determinados germes, principalmente bactérias e vírus.

2.A-O órgão reforça que a imunização continua sendo a melhor ferramenta na promoção e manutenção da saúde da população brasileira. Quando a taxa de vacinação cai, o risco é que aumente o número de casos de doenças consideradas erradicadas. Em 2016, por exemplo, o sarampo era considerado erradicado no Brasil.

B-Quando o corpo humano recebe uma vacina, terá estimulado diversas reações imunológicas no organismo, que promovem anticorpos contra a substância injetada. Portanto, a vacina prepara o organismo para a possibilidade de contato com o agente causador da respectiva doença. Se isso ocorrer, o organismo humano vai agir de forma rápida e eficaz para impedir o desenvolvimento da doença.

C-Hepatite B - são três doses, para quem não tomou durante a infância ou nunca teve a doença. Você deve tomar a segunda dose um mês após a primeira; e a terceira, seis meses após a segunda.

Tríplice viral (SRC) - protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A dose é única e é contraindicada para gestantes e pessoas com imunidade comprometida. A rubéola é uma doença que pode prejudicar o feto quando acomete mulheres grávidas, portanto é importante se vacinar antes de planejar a gravidez.

Dupla adulto (dt) - protege contra difteria e tétano. São três doses iniciais: a segunda deve ser tomada dois meses após a primeira, e a terceira, quatro meses após a segunda. Depois disso, você precisa tomar uma dose a cada dez anos, por toda a vida.

Febre amarela - de acordo com o risco epidemiológico, uma segunda dose pode ser considerada. No início de 2019, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação para todo o país, devido ao aumento dos casos de febre amarela entre 2017 e 2018. Antes era indicada somente para quem morava ou ia viajar para lugares onde o risco da doença é alto. A vacina contra a febre amarela é contraindicada para gestantes e mulheres que estiverem amamentando.

vacinas indicadas para idosos

Gripe - o vírus da gripe sofre mutações e a vacina é atualizada anualmente, portanto é importante se imunizar uma vez por ano. A dose pode causar efeitos colaterais, mas muito menores do que a doença.

Pneumococo - a dose é única e protege de doenças graves, como pneumonia e meningite.

E-“Vacinação é um ato individual, para nos proteger. Mas também é um ato coletivo. Se não tivermos coberturas vacinais de todos, doenças graves podem voltar e aí vem aumento de hospitalização e morte no país”.

3. C

Perguntas similares