“[...] discernimento, argúcia de espírito, capacidade de julgar e como quer que possam chamar-se os demais talentos do espírito, ou ainda coragem, decisão, constância de propósito, como qualidades do temperamento, são sem dúvida a muitos respeitos coisas boas e desejáveis; más e prejudiciais se a vontade, que haja de fazer uso destes dons naturais e cuja constituição particular por isso se chama carácter, não for boa.”
Podemos, então, dizer que um dilema apresenta:
I - Uma disjunção entre duas teses.
II - Um desdobramento que remete a cada uma delas.
III - Três conclusões, independentemente de qual for a escolha feita.
Sobre nossos conhecimentos acerca dos dilemas, assinale a alternativa que representa as asserções corretas.
A. Todas as afirmativas são falsas.
B. I e III.
C. Todas as afirmativas são verdadeiras.
D. II e III.
E. I e II.
Respostas
Há apenas uma tese neste trecho, que se refere à boa qualidade de variadas características que se tornam prejudiciais caso a vontade que as guie seja má. Logo, todas as alternativas são falsas.
O tema filosófico deste trecho é a análise da virtude
Para Aristóteles, virtude (areté) consiste no termo médio entre duas tendências humanas opostas, o excesso e a falta. Exemplo: coragem é o justo meio (mesotés)e entre covardia e temeridade; temperança, entre abstinência e luxúria;
Não se deve confundir esse meio-termo com mediocridade. O mesotés sempre visa a excelência, o bem supremo. Ser virtuoso significa, aqui, o mesmo de alguém virtuoso em violino ou algum instrumento: Aristóteles compara o exercício ético com o exercício da musica, a conseguir tocar de forma virtuosa.
Aristóteles divide as virtudes em duas classes:
- dianoéticas (intelectuais, que tem a ver com a parte racional da alma)
- éticas, (práticas, que tem a ver com sentimentos e emoções do homem, ou seja, com a parte sensitiva da alma).
Em suma: a virtude moral nos dá o objetivo a ser alcançado. A sabedoria prática (uma das duas partes das virtudes intelectuais) nos dá o "meio" para alcançar tal objetivo.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/42884398
Resposta:
Todas afirmativas são falsas
Explicação: