A representação da luta pelo voto feminino, divulgada por uma revista carioca, em 1914, evidencia a grande repercussão que o movimento sufragista inglês alcançou. As sufragistas utilizaram táticas consideradas pouco convencionais para a época. Uma característica marcante do processo de luta pela aquisição de igualdade jurídica e dos direitos civis das mulheres inglesas foi
A) a adesão massiva dos partidos políticos, que procuraram sensibilizar o parlamento em relação às reivindicações das mulheres.
B) a construção positiva da imagem das mulheres que participavam do movimento sufragista, amplamente divulgada nos meios de comunicação.
C) a intensa e violenta mobilização social, pois as sufragistas entraram em conflito com os valores que estruturavam a sociedade
D) o apoio irrestrito dos meios de comunicação, que, por meio de charges, denunciavam as violências policiais sofridas pelas sufragistas.
E) o fortalecimento do discurso que afirmava a superioridade feminina frente aos homens, pois queriam dividir os serviços domésticos com eles.
Respostas
Os movimentos sufragistas foram uma série de organizações femininas que lutaram pelos direitos políticos das mulheres, notadamente o direito de votar nas eleições, mas mais que isso, também queriam a ampliação de direitos e liberdades civis que antes só eram garantidas aos homens.
- Analisando as afirmativas:
A) FALSA. Os partidos políticos eram controlados por homens, que não se mostraram sensíveis às reivindicações femininas de forma geral. O apoio masculino era dado de forma isolada e individual apenas por alguns.
B) FALSA. A imagem das sufragistas era construída de forma negativa: baderneiras, agitadoras, subversivas à ordem moral da sociedade, etc.
C) CORRETA. As sufragistas bateram de frente com a ordem machista e patriarcal que vigorava na sociedade por meio de intensas mobilizações sociais: reuniões, assembleias, passeatas, confronto com a polícia, etc.
D) FALSA. O apoio dos meios de comunicação não foi irrestrito, pelo contrário, eles quase sempre ridicularizavam as mulheres que buscavam os seus direitos.
E) FALSA. O discurso sufragista nunca foi de superioridade, apenas de equidade social e igualdade jurídica. Elas queriam que as mulheres possuíssem os mesmos direitos que eram garantidos aos homens.
- Alternativa correta:
C) a intensa e violenta mobilização social, pois as sufragistas entraram em conflito com os valores que estruturavam a sociedade.
Continue estudando em:
- Mulheres no mercado de trabalho: situação atual e desafios
https://brainly.com.br/tarefa/30628022
https://brainly.com.br/tarefa/22961856
https://brainly.com.br/tarefa/25301912
Bons estudos!