A mesopotâmia fazia parte de uma região onde hoje se encontra parte do território do Iraque,no Oriente Médio. No passado,ela formava com o Egito um arco semelhante à lua em quarto crescente.Devido a isso ,e também à qualidade de suas terras, ótimas para a agricultura, esse arco ficou conhecido como:
Respostas
Resposta:
Esse arco ficou conhecido como Crescente Fértil.
Explicação:
O nome mesopotâmia significa “região entre rios”, ou “terra entre rios”, isso porque se trata de uma região situada entre os rios Tigre e Eufrates. Essa região está inserida no que se convencionou denominar “crescente fértil”, isto é, uma área de terras férteis que vai da Mesopotâmia ao vale do rio Nilo no Egito.
Crescente Fértil
Explicação:
Além da agricultura, atividade como raça humana em detrimento do nomadismo, o Crescente Fértil ficou conhecido pelo desenvolvimento social, político, econômico e cultural das civilizações.
Isso desde o surgimento de cidades, do comércio, do alfabeto (escrita) e de diversas ferramentas criadas pelo homem.
Foi nesse contexto que as civilizações antigas se “sedentarizaram”, ou seja, passaram a fixar-se nos locais e a produzir seus próprios alimentos.
Essa “sedentarização” foi o fulcro necessário para o crescimento das cidades e, sobretudo, para o desenvolvimento das antigas civilizações. Destacam-se o desenvolvimento científico, o progresso tecnológico e outros modos de subsistência.
Vários métodos de agricultura foram usados, como os sistemas de irrigação e drenagem de pântanos, e foram se ampliando dando o maior desenvolvimento das civilizações.
Muitos historiadores dizem que a região do Crescente Fértil é como a precursora da formação das grandes civilizações, denominadas Impérios.
Hoje em dia, o Crescente Fértil está sofrendo com muitos impactos ambientais. Várias regiões, que antes eram consideradas férteis, hoje foram tomadas pela desertificação, E assim virando, áreas improdutivas e inférteis.