Respostas
Resposta:
todo esforço educativo busca algum tipo de
formação de pessoas de acordo com certa concepção de
ser humano. Ou seja, dependendo do que entendemos
que deva ser o ser humano, educamos as novas gerações
para serem pessoas de acordo com este entendimento.
Explicação:
O termo Filosofia possui várias definições e conceitos, no dia a dia, vemos uma infinidade de pessoas utilizando este termo, sem mesmo saber o seu verdadeiro significado. Devido a conceitos complexos vindos por parte dos teóricos, as maiorias das pessoas preferem não dar a devida importância a isto.
Um conceito básico de Filosofia seria que ela é um conjunto de informações vindo de um esforço feito por parte dos seres humanos para a compreensão do mundo que os rodeia, e dar-lhe sentido, um significado compreensível. Ao depararmos com um texto filosófico, nos apropriamos do conhecimento que o autor adquire do momento que o norteia, dando ênfase aos valores que dão sentido a esse mundo.
A Filosofia se expressa como uma forma de entendimento, a qual oferece um direcionamento para a ação do ser humano, em poucas palavras, só se pode agir a partir de um breve ou longo esclarecimento do mundo e da realidade. O pensamento de Filosofia, ou filosófico, que é estabelecido, possui serventia ao poder dominante. Os conceitos de Aristóteles são mais ligados à filosofia política, com isso, os anseios do segmento político acabam dominando a sociedade.
Diante do exposto sobre o processo de filosofar entende-se que não se pode afirmar que filosofar é inútil, nem que filosofar é difícil e só pode ser praticado por pessoas donas de um grande e extenso conhecimento. Quando não filosofamos, não temos um conjunto que nos oriente sobre o mundo, com isso, passamos a assumir o que é hegemônico na sociedade cotidiana, onde passamos a viver em “senso comum”, adquirindo conhecimentos aleatórios, sem a devida orientação sobre o mundo.
O processo de filosofar, dar-se primeiro por inventariar valores, os quais serviram para orientar a sociedade sobre a prática humana, valores estes que são desvendados pela critica, contudo, vê-se que o exercício de filosofar nada mais é que um esforço o qual é imaginado, ou inventário, possuindo o auxílio da crítica para a construção de conceitos.
Entende-se por educação uma tipologia de atividade a qual é caracterizada inteiramente por uma preocupação em relação a uma meta a ser atingida, a relação entre Filosofia e Educação possuem uma semelhança pelo fato de que a Educação tem o intuito de trabalhar com o processo de desenvoltura de novas gerações com a sociedade, e a Filosofia reflete como isto irá ocorrer na sociedade, com isso, a Filosofia acaba fornecendo uma reflexão referente à sociedade que a mesma está situada.
Existem três tendências filosóficas políticas para compreender a Educação, que se constituíram ao longo da prática educacional. Estas tendências podem ser compreendidas a partir dos seguintes conceitos: educação como redenção; educação como reprodutora; e educação como um meio de transformação da sociedade. Filosofia e Educação sempre estarão ligadas seja em tempo ou espaço, este fato nunca poderá ser mudado, por simplesmente está em nossa existência.