• Matéria: Português
  • Autor: ROSEisa
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia o texto: No meio do caminho entre os dois poemas coloca-se a pedra mais emblemática do problema todo: “A máquina do mundo” (Claro Enigma, 1951). [...] Assim, a Máquina não é somente a quimera abstrata que surge do nada, oferecendo ao poeta moderno – que a recusa – a velha tentação do enigma total desvendado, mas é também o recado conflituoso que advém de um choque: a visão do solo das Minas revirado pelas máquinas mineradoras. José Miguel Wisnik. Maquinação do mundo. São Paulo, Companhia das Letras, 2018, p. 45-46. a) O ensaísta traz uma visão mais original à respeito do sentido do poema “A máquina do mundo”. Justifique essa afirmação com os seus conhecimentos sobre o texto. b) Pode-se afirmar que no texto do ensaísta há uma importante intertextualidade com a obra drummondiana? Justifique.

Respostas

respondido por: oliveiraconcursos
1

a) Podemos considerar que o ensaísta mostra uma visão original sobre o poema " A máquina do mundo", porque ele faz um comentário crítico sobre a obra.

 

Vemos que o ensaísta, apresenta a sua visão e a sua reflexão particular sobre a obra " a máquina do mundo". Mostrando seu pensamento e que estudou criticamente a obra  aponto de desenvolver sua visão original.

 

b) Sim, podemos afirmar que a intertextualidade foi usada.

 

Vemos essa intertextualidade, logo no começo do trecho onde o mesmo diz "no meio do caminho coloca-se a pedra", que faz um paralelo com o poema "no meio do caminho" de Carlos Drummond de Andrade.

 

Perguntas similares