Respostas
Resposta:
Acredito que você esteja falando da dilatação do tempo. Bem, de acordo com a teoria da relatividade restrita, a velocidade da luz é absoluta, independentemente do referencial. Assim, para melhor compreensão da ideia de Einstein, vamos imaginar um trem em duas circunstâncias e analisar:
- O trem em repouso: Colocando no piso do trem um laser e no teto um espelho, notamos que, quando ligamos esse laser, o feixe de luz irá incidir perpendicular ao espelho e será refletido também perpendicular
- O trem em movimento: Quando vamos ligar o laser, nota que, por o trem está em movimento, o laser não caminhará uma trajetória retilínea, uma vez que, quando o feixe de luz deslocar x metros para cima, o trem terá deslocado y metros para o lado. Para melhor compreensão, imagina:
Seu amigo está dentro de um ônibus e você está fora dele, e você vê que seu amigo está brincando de jogar bola para o alto. Para o seu amigo, ele verá a bola indo apenas para cima e para baixo, porém, para você, a trajetória da bola será diferente, ela fará praticamente uma parábola.
É quase isso que acontece com a luz, quando um veículo está em movimento, você ''verá'' o feixe de luz do laser fazendo uma trajetória diferente quando comparado se o automóvel estivesse parado. Assim, percebemos que, quando está em movimento, a luz percorrerá uma distância maior, mas como que a velocidade da luz é absoluta, para corrigir isso, então o tempo deve sofrer mudança, confira na fórmula:
V = ΔS/ΔT
Assim, concluímos que, quando o corpo estiver em movimento, pelo fato do deslocamento ser maior, isso exigirá que os intervalos de tempo também sejam maiores.
Espero ter ajudado.
gostou da minha resposta? clica na coroa (melhor resposta) e deixa o obrigado e 5 estrelas