Faça um texto unindo as leis da física e um dos seguintes super-heróis:
Capitão América ou
Homem Aranha.
Explique se os poderes deles desafiam as leis da física (e qual lei) ou se está de acordo com as leis. 30 linhas
Respostas
Resposta:
Aranhas reais produziriam teias tão fortes quanto às do herói, se tivessem a mesma dimensã
Peter Parker utiliza suas teias para imobilizar inimigos e para locomover-se. Em uma cena específica do segundo filme, o herói utiliza suas teias para desacelerar até o repouso um grande trem que cairia em um rio. Carregando quase mil passageiros, os trens de Nova Iorque movem-se a até 85 km/h, com uma massa de 200.000 kg. Portanto, de acordo com os cálculos de dinâmica e cinemática decorrentes da 2ª Lei de Newton, as teias devem ter exercido uma força de aproximadamente 300.000 N sobre o trem.
Esses valores indicam que as teias sejam ainda mais resistentes que cabos de aço, mas o mais impressionante é o fato de que algumas aranhas reais produziriam o mesmo feito se suas teias tivessem as mesmas dimensões que as produzidas pelo herói2. Alguns materiais sintéticos como os nanotubos de carbono podem apresentar resistências similares e até mesmo maiores. Quem sabe no futuro teremos esses materiais no lugar de cabos de aço.
Escudo do Capitão América
O escudo utilizado pelo vingador original, Capitão Steve Rogers, é capaz de absorver vibração e impacto, estocando toda a sua energia cinética e devolvendo-a no sentido oposto. Além disso, por meio dele, o Capitão América consegue saltar de grandes alturas sem sofrer qualquer dano, pois todo o impacto é absorvido pelo material do escudo: um metal fictício extremamente resistente chamado de Vibranium.
De acordo com as origens desse material apresentadas nos quadrinhos, todo o Vibranium da Terra veio em um meteoro, cerca de 10 mil anos atrás. Deixamos aqui a seguinte questão: se o Vibranium é capaz de redirecionar a energia cinética de qualquer tipo de impacto, a queda do meteorito deveria ter acarretado efeitos catastróficos, causando uma destruição de grandes dimensões.