a) Pesquise e responda o que é o livre arbítrio? b) Qual a sua opinião sobre o livre arbítrio, você acredita que temos mesmo o livre arbítrio ou algumas pessoas “já nascem” para a maldade?
Respostas
Resposta: O livre arbítrio é relativo
Explicação: o livre arbítrio é a equação do Ego + ambiente + educação + tendências latentes. Por exemplo, é muito comum as pessoas considerarem vitoriosas, pessoas que nasceram em condições desfavoráveis e chegaram ao sucesso. Enquanto outros que tem tudo, conduzem a vida com total irresponsabilidade e conduzem a própria vida ao abismo. Mas foi a equação dita a cima que favoreceu as circunstâncias de cada um, ou seja, se a equação fosse diferente, o que teve sucesso em uma, poderia fracassar em outras circunstâncias.
Por sermos muito influenciados pelo ambiente em que estamos inserido é impossível ter absoluto livro arbítrio, ele é relativo ao atual estágio da humanidade, que é muito primitivo e depende das condições exteriores e da mecânica da própria vida para agir assim, ou assado.
Ou seja, para provar que o livre arbítrio existe, uma pessoa teria que se suicidar sem querer tal ato. Imagine uma pessoa feliz, com a vida muito prospera, e uma família linda, ela jamais se mataria, pois o livre arbítrio dela está limitado as circunstâncias boas que ela vive. Então por que uma pessoa plenamente feliz se mataria ? Ela tem o livro arbítrio para fazer isso, mas não o faz, pois a equação é favorável (ou seja, não tem o livre arbítrio em absoluto, pois mesmo que queira, é impossível consumir esse ato). Diferente da pessoa que está em depressão, vivendo mal e acaba desencadeando uma equação desfavorável, e daí o livre arbítrio dela poderá ser o de tirar a própria vida.