faça um breve relato sobre as informações acerca da vida deste fungo
CORDYCEPS_ FUNGO QUE TRANSFORMA ARTRÓPODES EM ZUMBIS
Respostas
Resposta:
Os zumbis que conhecemos na ficção científica são pós-humanos ferozes que se alimentam de carne. Enquanto essas histórias nunca viraram realidade, a natureza está cheia de casos de zumbificação entre plantas e animais. Às vezes, os paralelos são impressionantes.
Há algo assustador na ideia de que o comportamento de um animal possa ser drasticamente transformado por uma infecção ou um parasita, mas é um fenômeno bastante consagrado na natureza.
'Meu pai me injetou HIV quando eu era bebê'
'Descobri aos 16 anos que nasci sem útero e vagina'
Foram encontrados até mesmo fósseis com evidências de formigas zumbis que datam de 48 milhões de anos atrás.
Conheça os zumbis da vida real, alguns deles mais estranhos que a ficção:
Formigas zumbis
Há alguns anos, Matt Fisher fazia uma pesquisa de campo à noite nas densas florestas da Guiana Francesa quando se deparou com algo surpreendente. "Encontramos cadáveres de insetos que haviam sido parasitados fixados no alto da vegetação, com corpos cheios de esporos sendo projetados para fora de seus crânios", lembra ele.
Fisher, epidemiologista de doenças fúngicas do Imperial College London, sabia exatamente do que se tratava: restos mortais das "formigas zumbis", insetos infectados com um parasita fungal que controla seus corpos e mentes, fazendo elas rastejarem sobre plantas, onde ficam presas. Quando elas morrem, os esporos fúngicos infeccionados caem sobre outras formigas abaixo delas, espalhando ainda mais o contágio.
Image copyrightALAMYFormiga carpinteira infectada pelo fungo Ophiocordyceps unilateralis
Image captionFormiga carpinteira infectada pelo fungo Ophiocordyceps unilateralis
Se os zumbis da ficção frequentemente espalham suas infecções por mordidas, essas formigas se fixam a plantas de uma maneira parecida. Às vezes elas se prendem às folhas com suas mandíbulas e morrem com a trinca intacta.
O grupo de fungos que consegue fazer isso pertence ao gênero Ophiocordyceps . Uma vez infectada, a formiga zumbi irá rastejar até um tipo específico de locação determinada pela espécie de fungo que a vitimou.
Explicação:
espero ter ajudado