Na perspectiva cultural da Educação Física, o professor deve avaliar cuidadosamente o contexto e, com base em certos princípios, selecionar a prática corporal e o modo como irá tematizá-la. Um dos princípios é reconhecer o patrimônio corporal da comunidade com vistas a desenvolver uma prática pedagógica em profunda sintonia com a cultura de chegada. Os conhecimentos que qualquer estudante acessa por meio das mídias, conversas com amigos e familiares, vivências pessoais, passeios e observações também constituem um referencial importante, uma vez que são mobilizados para ler e interpretar a realidade.
As práticas corporais pertencentes ao universo cultural dos alunos transformam-se em temas de estudo com o intuito de valorizar as raízes culturais da comunidade na qual estamos inseridos. Reconhecer a cultura corporal de chegada implica criar condições para que os estudantes se manifestem a respeito do tema em questão de todas as formas possíveis.
O currículo cultural requer atividades que permitam lidar com a heterogeneidade, sem almejar a padronização dos efeitos formativos: a assistência a vídeos, modos variados de participar das vivências corporais, construções de blogs, registros escritos, pictóricos, fílmicos ou fotográficos, análises de textos e imagens presentes nas mídias, elaboração de clipes, atividades partilhadas com outras instituições, demonstrações, apresentações, estudos do meio, construção de materiais, preparação e realização de entrevistas, conversas com convidados, realização de pesquisas etc.
Considerando a abordagem do conteúdo “jogos, brinquedos e brincadeiras” para um grupo de crianças de 10 a 12 anos de idade, cite DUAS estratégias pedagógicas de mapeamento do patrimônio cultural das crianças e explique como essas estratégias podem ser desenvolvidas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
e isso é tudo mais Av sua sua u que s7teos si eu
luiztomao:
oque vc escreveu ?
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás