QUESTÃO 1 Como rejeição à escola séria e taciturna que castiga crianças, a didática da Escola Nova buscou imprimir um efeito contrário, apresentando-se como um movimento de ruptura à didática tradicional. Nessa abordagem, a formação de atitudes exige um clima favorável para estabelecer uma mudança dentro do indivíduo. Com uma forte influência da psicologia do autodesenvolvimento, a meta real do ensino passou a ser a realização pessoal do aluno. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As abordagens do Processo. 17. ed. São Paulo: EPU, 2009. O fragmento acima desvela um momento marcante de ruptura no processo de ensino da escola tradicional. Analise o trecho e indique que momento marcante é esse, bem como, acrescente em sua resposta duas características dessa nova concepção para o processo de ensino e aprendizagem.
Respostas
O momento marcante de ruptura no processo de ensino da escola tradicional, foi a rejeição à escola que castiga crianças, ali surge a Escola Nova, como um movimento de ruptura à didática tradicional.
A Escola Nova promove uma metodologia ativa e participativa, tanto em eventos de formação como para o desenvolvimento da prática pedagógica, com estratégias e materiais interativos e didáticos, que permitem a criação de ambientes que promovam uma aprendizagem ativa, colaborativa e significativa.
A criança passa a ser o eixo de toda atividade educativa em contraposição ao tradicionalismo que considera o professor como principal protagonista e responsável pelo processo educativo.
Definida como promotora de uma educação em liberdade para a liberdade, suas características básicas são:
- Individualidade mais coletividade
- Preponderância de atividade
- Vitalidade
- Liberdade