Escreva um artigo de opinião entre 15 e 20 linhas defendendo uma ideia escolhida por você
me ajudem por favor fale alguma ideia que vc defende
preciso entregar hoje!
Respostas
Resposta:
O lixo na socidade brasileira
O lixo que esta no oceano pode vir de fontes marinhas, como de navios e da pesca. No entanto, 80% fontes terrestres. Então, esse lixo é seu! As cidades litorâneas, como muitas vezes despejam o lixo direto no mar, são grandes responsáveis pelo descate desse material nos oceanos. Porém, a sujeira jogada nos rios e estuários que correm pelo interior do país, eventualmente, também vai parar no mar.
Além dos impactos na vida marinha e no meio ambiente, o lixo nos oceanos pode te afetar diretamente. Imagine a seguinte situação: como seria aquela praia linda que você frequenta ficasse cheia de lixo. Esse é ums dos impactos estéticos associados ao problema. Parte dos plásticos e outros resíduos que foram jogados nos oceanos acabam parando na costa e ainda por cima deixam a água exigida para aquela seu banho de mar, dessa forma, todo o turismo da região é prejudicado.
Uma solução fácil e pouco aproveitada é a reciclagem. Apesar de muito falado e simples de fazer, ainda são poucos aqueles que separam seu lixo. No brasil, apenas 3% do lixo é reciclado segundo feito pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) em 2014. Reciclar não é mada complicado, basta ter dois cesto de Limpeza e separar o que é orgânico (Resto de alimentos) do que é reciclável (Plástico, vidro, papel, etc...) o ideal é dar uma lavada nos recipientes que você vai reciclar, para retirar os resíduos de alimento.
Tá, então é só separar o lixo e o problema acaba? Seria ótimo, mas acontece que os programas de coleta seletiva não chegam a todas regiões do país. Em um estudo realizado pelo Cempre, Compromisso Empresarial para a Reciclagem, observa-se que 85% dos brasileiros podem até fazer a separação, mas não vai passar um caminhão especial em suas casas para levar o material separado para o destino correto, ou seja, das mais de cinco mil cidades do país, apenas 1055 tem programas de reciclagem.